6 Sinais negativos que está a passar na entrevista de emprego

Esqueça o nervosismo. É normal e frequente um candidato estar nervoso em entrevista de emprego. Preste atenção, em vez, aos seguintes sinais negativos que está a passar em entrevista de emprego ao entrevistador.

1. Você só está a olhar para um entrevistador

Olhar apenas para a pessoa que está à sua frente ou a fazer-lhe a pergunta e desconsiderar as restantes (que até podem ser mais importantes) é um gesto rude que lhe pode custar o lugar.

Nas entrevistas com mais do que um entrevistador deve fazer o esforço de manter o contacto visual com todos os entrevistadores.

2. Você está a mexer-se em demasia

Uma forma de distrair o entrevistador é mexer-se em demasia ao longo da entrevista. Usar demasiadamente as mãos, mexer no cabelo, coçar o rosto, mudar constantemente de posição na cadeira são gestos a evitar.

Confira a linguagem corporal a usar na entrevista de emprego.

3. Você está a dar falsas fraquezas ou qualidades

Muitos candidatos desperdiçam as respostas das entrevistas de emprego com clichés que os entrevistadores já ouviram centenas de vezes, conseguindo descortinar facilmente se um candidato está a ser honesto ou não.

Faça uma autoavaliação cuidada na hora de falar sobre as suas fraquezas e qualidades. Veja como responder a perguntas sobre defeitos e sobre qualidades.

4. Você está a ser muito formal

Apesar de todos as formalidades da entrevista de emprego, um candidato tem de se soltar um pouco e revelar pitadas da sua personalidade para mostrar ao entrevistador como seria trabalhar com ele todos os dias.

Tente encarar a entrevista como uma conversa amigável ou como um primeiro encontro onde não se pode cometer erros nem se parecer frio ou distante.

5. Você está a vender-se nas perguntas que faz

Outro erro que alguns candidatos de emprego cometem é tornarem as perguntas da entrevista que podem fazer ao recrutador em autênticos momentos de pitch, enaltecendo as suas características consoante a resposta do recrutador.

Aproveite a oportunidade para descobrir se o trabalho e a empresa são ideais para si.

Saiba o que perguntar em entrevista de emprego.

6. Você está a ignorar as pistas do entrevistador

Um entrevistador pode passar diferentes pistas ao candidato ao longo da entrevista, direta ou indiretamente. Se disser ao candidato que tem um determinado tempo para fazer a entrevista, por exemplo, este deve medir o tempo e ser conciso nas suas respostas.

Tenha em atenção o que diz, mas também o que ouve.

Conheça as coisas a ouvir atentamente em entrevista de emprego.