7 Sinais de que tem menos inteligência emocional do que devia

Inteligência emocional no trabalho: ter ou não ter? Eis a questão. Mesmo que chegue à conclusão de que tem pouca inteligência emocional no ambiente de trabalho, nada está perdido: ainda pode trabalhar no sentido de a melhorar.

1. Você sente que as outras pessoas não o estão a perceber

Tem dificuldades em ser compreendido pelas pessoas com quem trabalha? As suas capacidades comunicativas precisam de ser trabalhadas?

Para apresentar inteligência emocional no trabalho deve identificar as próprias fraquezas e qualidades, trabalhando no sentido de contornar as fraquezas.

Veja o que aprender com os grandes comunicadores.

2. Você não consegue ler as outras pessoas

No mundo do trabalho e dos negócios é essencial saber ler as outras pessoas, para além das suas palavras. Isto implica perceber os gestos, as emoções e as intenções dos outros.

Aprenda com o exemplo dos grandes ouvintes.

3. Você não consegue controlar as suas reações

Antes de perceber as emoções dos outros deve tentar perceber e dominar as suas. Demonstra inteligência emocional aquele que tem a capacidade de racionalizar as suas emoções e de controlar as mesmas.

Em situações de maior stress tente manter a calma, contando até dez mentalmente, em vez de reagir a quente.

4. Você não consegue dizer não

É inteligente emocionalmente aquele que consegue medir as situações e tomar decisões controlando os seus impulsos.

Sempre que necessário, deve saber dizer não aos outros no trabalho.

5. Você insiste em resistir à mudança

A pessoa com inteligência emocional é flexível, tendo uma mentalidade aberta. Ela está disposta a adaptar-se às novas realidades e a melhorar.

Não se deixe paralisar por medos e mentalize-se que a mudança é uma obrigação que traz pontos positivos.

6. Você não sente empatia pelos colegas

Quem tem pouca inteligência emocional costuma magoar os colegas sem saber como, ou simplesmente não gerar uma ligação de empatia com os restantes colegas.

Antes de proferir comentários e de tomar determinadas ações é necessário pensar na reação dos outros e nas possíveis consequências.

7. Você não consegue criar amizades no trabalho

Quem apresenta um coeficiente emocional elevado tem facilidade em criar empatia e mesmo amizade no local de trabalho. Com uma boa interação com os outros torna-se mais fácil alcançar o sucesso.

Para melhorar a sua relação com os outros tem de perceber as necessidades e as motivações dos outros. Tente ajudar os outros, este é um dos hábitos das pessoas de grande inteligência emocional.