Por: João Paulo Moura

7 Sinais de que chegou a hora de sair de cena

O adeus é sempre difícil, mas por vezes é a melhor opção a tomar. Quando o emprego se tornou um palco onde pouco mais se pode brilhar, é chegada a hora de sair de cena e de procurar novos públicos e holofotes.

Para identificar a hora de abandonar a empresa pode basear-se nos seguintes indícios.

1. A chefia faz comentários dúbios

Já ouviu comentários dúbios da chefia sobre o seu trabalho e a sua posição na empresa? Aos olhos do chefe o seu contributo pode já não ser importante e este pode estar a dizer-lhe isso mesmo de forma subtil.

2. É difícil melhorar o seu trabalho

Quando você sente que já tentou de tudo e que simplesmente não consegue oferecer algo de novo e melhor. É a sensação de tentar andar em frente e simplesmente bater contra uma parede, à imagem das primeiras tentativas do homem em voar, que acabavam sempre com o homem a bater com os dentes no chão, por mais aparelhos que inventasse.

3. Não dá para subir na empresa

Para além de esgotar o seu contributo à empresa, a empresa já esgotou os seus recursos, não o permitindo progredir mais dentro dela. Caiu-se na estagnação.

4. O ar no ambiente de trabalho tornou-se irrespirável

Se o ambiente de trabalho é tóxico e não se auguram mudanças num futuro próximo, desistir é uma solução válida, por uma questão de sanidade e bem-estar.

5. Custa-lhe imenso levantar da cama para ir trabalhar

Quando a pessoa se arrasta de manhã ao sair da cama e se questiona a razão de ir trabalhar em algo que não gosta, ela sabe que é preciso mudar algo na sua vida profissional.

6. Já não lhe interessa o trabalho e o sucesso da empresa

Este sinal verifica-se quando trabalhador simplesmente já não se interessa pela empresa, não se identificando com ela, com os chefes, com os colegas de trabalho e com aquilo que ele faz. Ele caiu no desinteresse e na apatia, trabalhando sem colocar a sua alma no trabalho.  

7. O instinto diz-lhe ao ouvido que já chega

A voz interior tem muito peso nesta matéria. Cada pessoa saberá por si se chegou a hora ou não sair de cena. Quando a voz interior fala alto, sendo difícil de ignorar, é chegada a hora de refletir na mudança de emprego.