Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.
Por: João Paulo Moura

8 Sinais claros de que se está a desleixar no trabalho

Será que se está a desleixar no seu trabalho? Se notar três dos seguintes sinais de negligência no trabalho, o mais certo é que se esteja a descuidar no seu emprego.

1. Deixar passar os prazos

Esquecer-se de obrigações simples como a entrega de trabalhos em certas datas é um sinal alarmante de desleixo no emprego. Ative alertas no computador ou escreva as datas em post-its.

2. Ter de dar desculpas

Se o trabalhador tiver de dar desculpas à chefia, seja qual for a razão, só demonstra que ele falhou a uma dada altura. Faça de tudo para evitar chegar a este ponto.

3. Passar ao lado das oportunidades na empresa

Quando as promoções e os bons projetos passam constantemente ao lado do trabalhador, e vão para os colegas de trabalho, este pode deduzir que o seu trabalho não está a surtir grandes efeitos. Proponha-se a fazer mais e diferentes trabalhos.

4. Não ter objetivos claros

Trabalhar sem ter definido objetivos pessoais, em modo piloto automático, deixa o trabalhador cair na estagnação e no esquecimento no trabalho. Coloque novos objetivos para si todas as semanas de trabalho. 

5. Não perceber o que está a fazer

É difícil apresentar bons resultados quando não se sabe a razão para se fazer algo, trabalhando-se sem rumo.Peça indicações sempre que algo não foi bem entendido.

6. Confundir pessoas ou dados

Confundir os nomes de clientes, fornecedores e outros dados importantes regularmente sinaliza o desalinho do trabalhador. De vez em quando visualize a lista de contactos para avivar a memória.

7. Procrastinar em demasia

Quem passa muito tempo no computador a navegar na internet ou a deslizar os dedos pelo telemóvel está a descurar o seu trabalho e a mostrar isso mesmo descaradamente a todos. Esforce-se para melhorar a produtividade.

8. Sair sempre tarde do trabalho

Anda constantemente a sair muito tarde do trabalho? Será por uma questão de aumento da carga de trabalho ou de falta de motivação e de queda da produtividade?

Avalie o seu desempenho atual no trabalho para o corrigir a curto prazo e para melhorar o quanto antes a sua eficácia, aumentando o seu valor para a empresa.