Simulador de reembolso de IRS 2016

Pode simular o reembolso do IRS de 2016 a entregar em 2017 de diferentes formas.

Simulação de reembolso de IRS

NOVO! Simulador IRS 2017 (relativo a 2016) já disponível!

Experimente o simulador de IRS do Economias. Depois de inserir os seus dados e clicar em "simular" saberá se terá algo a receber em 2017, relativamente aos rendimentos de 2016, ou se pelo contrário terá de pagar IRS.

A simulação é indicativa do valor a receber ou a pagar, não tendo em consideração todas as especificidades declarativas do contribuinte.

Simulação durante a entrega do IRS

Se preencher o IRS online no Portal das Finanças, antes de entregar a declaração, pode gravar a mesma e selecionar "validar" para consultar eventuais erros. Se a declaração não apresentar erros, pode clicar em "simular" para saber qual o montante que terá a receber de IRS (ou a pagar).

Na verdade nem precisa de se ligar ao site do Portal das Finanças: pode preencher o IRS offine e fazer diversas simulações de IRS a receber/pagar.

Entrega automática do IRS mostra já a liquidação

Se é um dos contribuintes que têm acesso à entrega automática do IRS então fica desde logo a saber o que tem a pagar ou a receber de IRS quando abre a declaração provisória de IRS.

Data de reembolso do IRS

O reembolso do IRS é feito anualmente até 31 de julho. Quem entregar o IRS pela internet poderá ter o reembolso mais cedo, principalmente quem entrega a declaração automática, pois neste caso a devolução acontece em metade do tempo.

Veja os prazos de reembolso do IRS.

Consultar a nota de cobrança

No Portal das Finanças pode aceder à informação de cobrança do IRS, depois da submissão da declaração. Após entrar com os seus dados pessoais deve escolher as opções: Cidadãos > Consultar > Informação Financeira > Movimentos Financeiros.

Após a emissão do reembolso o dinheiro demora três dias úteis, no mínimo, a entrar na conta bancária.

Em caso de dúvidas pode contactar o centro de atendimento telefónico da AT (217 206 707).