Simulador de Imposto Único de Circulação (IUC) 2019

Andrea Guerreiro
Andrea Guerreiro
Mestre em Direito Fiscal

Um simulador de IUC permite descobrir o valor de Imposto Único de Circulação a pagar em 2019, referente a cada um dos seus veículos ou a qualquer outro carro de que não seja proprietário.

Cálculo do IUC por simulador

Se pretende consultar o valor de IUC de um carro, fazer comparações entre veículos ou simular montantes de imposto antes de comprar uma viatura, utilize um simulador de IUC. Ser-lhe-á pedido que introduza alguns dados referentes ao veículo, como sendo o ano do veículo, a sua cilindrada, as emissões CO2 e o combustível utilizado.

Consulte os seguintes simuladores de IUC para 2019:

Consultar o valor do IUC no Portal das Finanças

A melhor forma de saber quanto terá que pagar de IUC pelo seu veículo automóvel é consultar essa informação no Portal das Finanças. Basta fazer login e na coluna do lado esquerdo clicar em "Serviços". Da lista exibida, escolha "IUC" e clique em "Consultar". Em alternativa, pode escrever na barra de pesquisa "Consultar IUC".

Alterações às tabelas do IUC em 2019

Em 2019, o IUC passa a ser calculado tendo em consideração um novo modelo de medição de emissões de CO2, o Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure (WLTP), que substitui o New European Driving Cycle (NEDC). Este método de medição das emissões é mais abrangente do que o anterior, o que resulta num aumento, em média, de 21% das emissões dos veículos.

A consequência seria o agravamento da carga fiscal, não fosse o Orçamento do Estado para 2019 ter introduzido uma medida transitória que consiste na aplicação de fatores de correção às emissões (de 5% a 21%, dependendo do volume de emissões do veículo). Consulte as tabelas no artigo:

Prazo de pagamento do IUC

Relembre-se que o IUC deve ser pago entre o início do mês anterior ao da matrícula portuguesa e o final do mês da matrícula. O pagamento de IUC em atraso dá direito a multa. No caso de viaturas novas aplica-se outro prazo de pagamento.

Andrea Guerreiro
Andrea Guerreiro
Licenciada em Direito pela Universidade Católica, em 2012, mestre em Direito Fiscal pela Universidade Católica. É advogada e professora.