Simulador de Imposto Sobre Veículos (ISV) 2019

Andrea Guerreiro
Andrea Guerreiro
Advogada e Mestre em Direito Fiscal

Para calcular o Imposto Sobre Veículos (ISV) a pagar em 2019 aquando da compra ou importação de carro novo ou usado, pode utilizar um simulador de imposto sobre veículos.

Calcular o imposto sobre veículos a pagar em 2019

Simular o montante de imposto sobre veículos permite saber o valor que terá de pagar ao matricular um veículo em Portugal, sem ter de se preocupar em descobrir as taxas aplicáveis ao seu caso. Mas se preferir, pode consultar diretamente as taxas de ISV e fazer as contas.

Para simular o imposto sobre veículos a pagar pode utilizar os seguintes simuladores:

  1. Simulador ISV - Portal das Finanças
  2. Simulador ISV - ARAN
  3. Simulador ISV - ANECRA
  4. Simulador ISV - Guia do Automóvel

Informações necessárias para calcular o ISV

Ao utilizar um simulador de ISV, ser-lhe-á pedido que introduza alguns dados do veículo, entre eles, ano do veículo, tipo, marca, modelo, cilindrada, combustível e emissões de carbono. Estes dados podem ser facilmente encontrados no documento único automóvel.

Simular o Imposto Sobre Veículos para usados

Um simulador de imposto sobre veículos permite, ainda, descobrir parte do valor que terá de pagar pela legalização de carros importados, uma vez que ao chegarem a Portugal terão de ser matriculados e pagar ISV. Nem todos os simuladores disponíveis online estão preparados para calcular o ISV dos carros usados. Recorra ao simulador do Portal das Finanças e na caixa "data da primeira matrícula" selecione a opção "Usado".

Andrea Guerreiro
Andrea Guerreiro
Licenciada em Direito e mestre em Direito Fiscal pela Universidade Católica Portuguesa. É advogada, professora e formadora.