Se ainda não conseguiu descobrir como ser mais organizado no trabalho, o Economias deixa-lhe ficar algumas dicas que o ajudarão a trabalhar mais e melhor.

As pessoas organizadas gerem melhor o tempo e o trabalho, trabalhando com mais ordem do que caos, e entrando em menos situações complicadas.

1. Dividir tarefas e estabelecer prioridades

Crie listas com o que tem de fazer em cada dia de trabalho. Anote a data de cumprimento destas tarefas, atribuindo um dado tempo a cada tarefa. Comece por fazer as tarefas mais urgentes ou importantes. Pode organizar listas de tarefas de diferentes formas.

Se algo de urgente ou problemático surgir, resolva-o imediatamente, para não acumular stress e trabalho.

2. Usar uma agenda

Seja em papel ou em formato digital, utilize uma agenda ou um calendário para anotar a data de entrega dos seus trabalhos, as reuniões e os encontros em que tem de participar, as compras ou pagamentos a fazer, etc. Olhe para esta agenda ou calendário várias vezes ao dia para não deixar nada escapar. Até pode criar alertas para os compromissos mais importantes.

3. Criar rotinas

Se criar rotinas conseguirá fazer as coisas mais facilmente, como que em modo automático, diminuindo o tempo gasto com distrações e o impacto dos imprevistos.

4. Manter espaço limpo e organizado

Reduza todo o ruído à sua volta. Mantenha apenas o que é necessário ao trabalho junto de si. Defina um lugar para cada coisa para saber sempre onde está o quê. Coloque sempre as coisas no devido lugar. Pode usar pastas com etiquetas para não se perder no meio de tanta documentação.

No computador organize os documentos por pastas, seja por tipos, datas ou nomes. Faça cópias de segurança de tempos a tempos.

5. Fazer pausas

Ser organizado cansa. É um esforço extra a fazer. Faça pausas no trabalho para dar um descanso à sua mente e aos seus olhos. Dê uma pequena volta. Assim consegue voltar ao trabalho com mais energia e com uma melhor disposição.

6. Exercitar-se

Separar a vida pessoal da profissional é fundamental para a organização no trabalho. Mas nos tempos livres ajuda praticar desporto para limpar a mente e manter a boa disposição por muito mais tempo.

7. Relaxar

Nos tempos livres também deve aproveitar para relaxar. Nem tudo são obrigações. Descanse bastante. Há uma hora para trabalhar e uma hora para descansar. Puxe ao máximo cada uma destas situações.