11 Dicas para ser mais carismático

A pessoa carismática é definida como uma individualidade que sabe seduzir os outros e que goza junto deles de grande prestígio.

Não será descabido dizer então que ser mais carismático é uma forma de avançar na carreira ou de fazer negócios.

Aprenda a ser mais carismático com simples e rápidos truques ao alcance de todos.

1. Sorrir

Quer que gostem imediatamente de si? Comece por sorrir. É um sinal de abertura e de simpatia que causa uma forte primeira impressão e que ajuda a criar positivismo e boa disposição.

2. Utilizar a linguagem corporal

A linguagem corporal pode falar por uma pessoa, sem esta abrir sequer a boca. Ande sempre de costas direitas, dê um forte aperto de mão, encare as pessoas olhos nos olhos.

3. Dar elogios sinceros

Não deixe passar uma oportunidade de conceder elogios específicos e sinceros. As pessoas simpáticas fazem-no e são apreciadas por isso.

4. Dar mais do que receber

As pessoas carismáticas primam pela diferença. Normalmente elas dão mais do que recebem (e muitas vezes elas nada recebem em troca). Fazer algo por alguém traz alegria a todos e impulsiona uma saudável corrente de generosidade.

5. Ser um bom ouvinte

Algumas pessoas têm audição seletiva, ouvindo apenas o que lhes interessa. As pessoas encantadoras não. Elas prestam atenção a tudo e ouvem mais do que falam, nunca interrompendo quem está a falar.

6. Fazer grandes conversações

Isso não as impede, contudo de entrarem em interessantes conversações, dando contributos importantes com informações e questões pertinentes e criando relações significativas com essa habilidade.

7. Confiar mais em si mesmo

Uma pessoa carismática transmite confiança. Em si mesmo e nos outros. Mude o seu vocabulário e o seu vestuário, entre outras formas de aumentar a confiança.

8. Ser humilde

Seja mais humilde. Prefira olhar para dentro e melhorar as suas falhas em vez de julgar e de criticar os erros dos outros. Identifique os seus pontos fracos e estabeleça metas para os superar.

9. Ter boas maneiras

Uma forma de se destacar da multidão é ter boas maneiras a toda a hora. Seja numa reunião, no posto de trabalho ou numa festa da empresa, mantenha a etiqueta e a boa educação.

Seja pontual, ignore o telemóvel pessoal, segure as portas, diga “por favor” e “obrigado”.

10. Ajudar os outros

Estar pronto a ajudar os outros é uma razão para uma pessoa carismática ser admirada. Comprometa-se a ajudar os outros sempre que tiver disponibilidade para tal.

11. Acrescentar valor

Coloque entusiasmo nas suas palavras e ações. Seja disciplinado e tenha uma atitude positiva e pragmática. Trabalhe arduamente. O seu trabalho falará mais alto e a sua reputação começará a colher-lhe frutos.