Seguro Para Bicicleta e Ciclistas

O seguro para uma bicicleta elétrica é obrigatório. O seguro para uma bicicleta normal é opcional. Por precaução, o ciclista pode contratar um seguro para si e para a sua bicicleta.

Tipo de seguros

Os seguros para bicicletas variam entre seguros de acidentes pessoais, seguros de responsabilidade civil e seguros de transporte.

O seguro de acidentes pessoais é na verdade um seguro para ciclistas, que garante assistência médica ao ciclista em caso de acidente.

O seguro de responsabilidade civil garante a responsabilidade civil do ciclista perante terceiros (indemnizações), seja magoando pessoas na estrada ou riscando a pintura de automóveis, por exemplo.

O seguro de transporte destina-se a cobrir danos causados pela queda da bicicleta do automóvel ou o seu roubo durante o transporte. O segurado pode já ter esta cobertura, no caso de possuir um seguro automóvel extensivo.

Um seguro multirriscos habitação pode também já incluir o roubo ou danos na bicicleta quando guardada em casa. Quem possui um seguro de responsabilidade civil deve também conferir a cobertura relativamente a bicicletas.

Coberturas

As coberturas que o ciclista pode contratar para si e para a sua bicicleta são variadas. Ele pode escolher entre coberturas de:

  • Transporte
  • Assistência de viagem
  • Responsabilidade civil
  • Despesas de tratamento
  • Despesas de funeral
  • Morte e invalidez permanente

Preço dos seguros

O preço de seguros para bicicletas e ciclistas ronda em média os 50 euros anuais, no caso de responsabilidade civil e de danos pessoais. Para seguro de bicicleta com transporte, o preço sobe para 76 euros anuais.

Pode fazer simulações de seguros e conhecer melhor os produtos existentes no mercado nas seguintes páginas: