Seguro de vida: para quê?

Já pensou a fundo para que serve um seguro de vida e quais as suas vantagens? Ora então pare por um bocado, leia e pense.

Pensar nos filhos

Um seguro de vida é uma garantia para os dependentes em caso de morte, doença terminal, ou invalidez do segurado. Os seguros de vida podem também assegurar um valor a receber em caso de acidente ou desemprego.

Quando só há um rendimento

O seguro de vida é um investimento a considerar nas famílias em que existe apenas um único rendimento: o rendimento de trabalho de um dos pais. Se for o sustento da família deve ponderar fazer um seguro de vida, para salvaguardar a subsistência dos seus entes mais queridos e a manutenção da qualidade de vida destes.

No crédito habitação 

Num crédito habitação, o seguro de vida é até obrigatório, cobrindo o risco do banco. Se um membro do casal falecer, o outro fica com a casa paga. Este é um dos vários tipos de seguros de vida existentes.

Vantagens do seguro de vida

Entre as várias vantagens do seguro de vida encontram-se:

  • possibilidade de inclusão dos filhos na apólice e proteção da família do segurado, garantido os seus rendimentos em caso de morte ou invalidez;
  • garantia económica em caso de sobrevivência;
  • coberturas variadas;
  • a casa fica paga em caso de falecimento de um dos dois titulares do crédito habitação;
  • possibilidade de deduzir o seguro de vida no IRS em determinados casos;
  • os seguros de vida podem ser anuais e renováveis ou então contratados por um dado período (5, 10, 20 anos, por exemplo), durante o qual se mantém o capital seguro e até o prémio anual.