Seguro de Saúde vs Plano de Saúde

Fica confuso quando lhe falam de seguro de saúde vs plano de saúde? Então saiba que o objetivo é o mesmo, mas com algumas diferenças, sobretudo na forma de pagamento.

Se a sua finalidade é garantir a proteção da sua família no que toca a despesas com a saúde, pode optar por um seguro de saúde ou por um plano de saúde. Veja as principais diferenças entre cada um deles para escolher o que mais que lhe convém.

Reembolso vs pagamento mensal

A primeira diferença entre um seguro de saúde e um plano de saúde está no contrato do serviço e na forma de pagamento. Quando opta por um seguro de saúde, o consumidor pode escolher a que hospital ou médico se deslocar – dentro das coberturas contratadas – pagando, por norma, as despesas correspondentes que são depois reembolsas pela companhia de seguros.

Este sistema de reembolso não faz parte da dinâmica de funcionamento de um plano de saúde. Neste caso, o cliente paga um valor fixo – mensal ou anual – calculado com base numa estimativa das despesas, feita pela seguradora. E já não terá que pagar em nenhum dos serviços de saúde que utilize.

É certo que este sistema de prestações convencionadas também está previsto nos seguros de saúde, mas não é imposto. Trata-se de uma de três opções para os subscritores: prestações convencionadas, por reembolso ou ainda um sistema misto que lhes permita escolher a modalidade de pagamento conforme as necessidades.

Limitações ou liberdade de escolha

Associado ao tipo de contrato inerente a cada uma das opções, o que também distingue um seguro de saúde de um plano de saúde é o conceito de liberdade. Neste caso, liberdade de escolha dos serviços. Num seguro de saúde pode escolher o médico e o hospital, desde que façam parte do sistema que subscreve, enquanto que quem fizer um plano de saúde se limitará aos hospitais, clínicas, laboratórios e médicos incluídos na lista disponibilizada pela seguradora.

Por tudo isto, quando se coloca a questão seguro de saúde vs plano de saúde o custo total assume-se como outra grande diferença: habitualmente, é mais barato contratar um seguro de saúde do que um plano de saúde.

E porque falamos de custos, veja como conseguir um seguro de saúde mais barato.