Seguro de Responsabilidade Civil

O seguro de responsabilidade civil garante o segurado em caso deste ter de vir a indemnizar terceiros por danos que lhes cause.

Além do titular, o seguro de responsabilidade civil geral cobre os membros do agregado familiar, desde o cônjuge (ou pessoa em união de facto), os filhos, ascendentes ou irmãos, aos que habitem na mesma residência e se encontrem na sua dependência económica.

Tipos de seguros de responsabilidade civil

O seguro de responsabilidade civil é facultativo e oferece as coberturas estipuladas em cada contrato. O capital máximo a contratar varia com a companhia e situa-se normalmente entre 100 e 250.000€. Na maioria dos casos a apólice só é válida em Portugal, mas é extensível através pagamento de um prémio adicional.

Em caso de sinistro, o tomador do seguro ou o segurado deve comunicar o sucedido por escrito ao segurador, no prazo indicado no contrato (oito dias na ausência deste). A seguradora paga a indemnização, bem como eventuais despesas judiciais até ao limite do capital seguro. Não há um limite máximo de indemnização por lesado.

Seguro de responsabilidade civil familiar

Para além do agregado familiar, o seguro de responsabilidade civil familar indemniza terceiros por danos gerados por empregados domésticos ao serviço do segurado. O preço da apólice varia de seguradora para seguradora mas a cobertura base anda na média dos 20€. Antes de subscrever este seguro verifique se já não é titular desta cobertura através de outro seguro (como no caso do seguro habitação, obrigatório em caso de contrair um crédito habitação).

Seguro responsabilidade civil animais

Este seguro garante o pagamento de indemnizações que sejam exigíveis a título de responsabilidade civil por danos, materiais e ou corporais, que o animal de companhia do segurado cause a terceiros. Algumas seguradoras já o incluem no seguro de responsabilidade civil familiar.

Seguro de responsabilidade civil profissional

O seguro de responsabilidade civil profissional garante a responsabilidade do segurado por danos causados a terceiros, em resultado de atos ou omissões por negligência, no exercício da sua profissão. De mediadores imobiliários a médicos e advogados, são várias as profissões que se podem englobar neste seguro.

Seguro de responsabilidade civil automóvel

A responsabilidade civil é a única cobertura obrigatória em todos os seguros automóveis.

Seguro de responsabilidade civil empresa

Uma empresa, ligada à saúde, comercialização de produtos, etc., pode ser objeto de reclamação. O seguro de responsabilidade civil define os danos que as empresas, no desenvolvimento das suas atividades, possam causar a terceiros.

Seguro de responsabilidade civil exploração

O seguro de responsabilidade civil exploração assegura os danos patrimoniais e/ou não patrimoniais, decorrentes de lesões corporais e/ou materiais, causados durante o exercício de uma atividade, por equipamentos existentes nas instalações, queda acidental de mercadorias ou embalagens, entre outros.

Seguros de Responsabilidade Civil

Exemplos de seguros de responsabilidade civil existentes: