Seguro de Responsabilidade Civil Familiar

Porque os acidentes acontecem, será útil ter um Seguro de Responsabilidade Civil Familiar. Em especial, se tem filhos traquinas, empregadas domésticas ou mesmo animais de estimação ou se pratica alguma atividade desportiva privada.

Tal como qualquer seguro de responsabilidade civil, trata-se de cobrir danos causados a terceiros, através do pagamento das respetivas indemnizações. Uma roupa estragada no estendal do vizinho por um detergente usado em sua casa com menos cuidado ou um aparelho que o seu filho deixa cair numa loja de eletrodomésticos. Estes são apenas alguns exemplos de como este produto pode ser vantajoso.

Coberturas do Seguro de Responsabilidade Civil Familiar

Desde que não sejam intencionais, os seguros de responsabilidade civil cobrem todos os danos causados a terceiros. Falamos aqui de danos provocados por elementos do agregado familiar, empregadas domésticas que tenha a seu cargo ou mesmo um animal de estimação.

Incluem-se peças partidas em estabelecimentos, roupas rasgadas ou estragadas, portas arranhadas ou despesas médicas de alguém lesado pela prática privada de uma atividade desportiva.

Danos excluídos

Excluídos das coberturas ficam os danos causados ao tomador do seguro ou a qualquer outro familiar. O seguro também não cobre quaisquer prejuízos provocados por cães de grande porte, de guarda ou das raças consideradas perigosas. No caso das atividades desportivas, excluem-se danos causados pela prática de tiro, desportos federados ou motorizados, bem como o boxe e artes marciais, a asa-delta ou o parapente.

Preços e capitais seguros

O prémio anual de um Seguro de Responsabilidade Civil Familiar poderá variar entre os 20,00 e os 60,00 euros.

Quanto ao capital seguro, depende da companhia, mas deverá situar-se no intervalo entre os 100 mil e os 250 mil euros. O montante abrange o valor a pagar aos terceiros lesados e as despesas judiciais de defesa do tomador do seguro.

Não se surpreenda se a companhia lhe impuser uma franquia ao subscrever o seguro. É comum entre as seguradoras imputar ao segurado o pagamento das pequenas indemnizações, até um limite de 50,00 euros.

Veja o glossário de um contrato de seguro.

Quando os danos resultem de uma atividade remunerada, terá de optar por um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.