Danos corporais ou materiais causados pela atividade de uma empresa podem ser uma dor de cabeça para os empresários. Mas se tiver um Seguro de Responsabilidade Civil Exploração o prejuízo é menor.

No âmbito da diversidade de seguros de responsabilidade civil, as companhias disponibilizam uma versão “exploração” a pensar nas empresas. Sobretudo para aquelas cuja atividade ou mesmo as instalações sejam suscetíveis de provocar danos a terceiros.

O que é?

Um Seguro de Responsabilidade Civil Exploração mais não é do que um seguro que cobre as responsabilidades legais de uma empresa perante vizinhos, visitantes ou mesmo quem passe pelas instalações. Seja a nível estático ou dinâmico.

Quem pode subscrever?

Pelas suas características e vantagens, este tipo de seguro pode ser subscrito por empresas ou clientes individuais. Desde que se enquadrem num dos seguintes critérios:

  • Exercício de atividade industrial, comercial ou prestação de serviços;
  • Proprietários de imóveis;
  • Proprietários de equipamentos.

Coberturas

Ao subscrever este seguro, a seguradora responsabiliza-se pelo pagamento das indemnizações destinadas a compensar terceiros pelos danos - patrimoniais ou não patrimoniais – que resultem de lesões corporais ou materiais decorrentes da sua atividade. Está ainda abrangido o risco relacionado com atividades complementares, como sejam as cantinas ou parques de estacionamento.

Já no que se refere ao aspeto estático da empresa, fica coberto o risco relacionado com os terrenos, edifícios e equipamentos. A companhia de seguros paga ainda as despesas judiciais inerentes à defesa da empresa ou à reclamação a terceiros.

A cobertura de um Seguro de Responsabilidade Civil Exploração abrange todos os momentos do exercício da atividade ou prestação de serviços da empresa, até ao momento de entrega dos produtos / trabalhos.

Já para os danos causados após a conclusão do trabalho ou entrega do produto será indicado um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional.