O seguro contra fenómenos da natureza garante a proteção da casa ou do veículo no caso de existirem danos provocados por forças naturais.

Seguro multirriscos habitação

Relativamente à proteção da casa, o seguro multirriscos habitação é uma solução para cobrir fenómenos da natureza.

O seguro multirriscos habitação cobre um vasto leque de riscos, que vai para além dos incêndios. Inundações, aluimento de terras, fenómenos sísmicos e tempestades são alguns exemplos de fenómenos da natureza que este tipo de seguro cobre. Naturalmente que quanto mais coberturas escolher, mais caro ficará o seguro.

Há uma particularidade a destacar: o seguro cobre os danos na casa e no recheio.

Seguro automóvel fenómenos da natureza

Também é possível proteger o automóvel com um seguro facultativo para fenómenos da natureza. As seguradoras colocam produtos à disposição no mercado geralmente com duas vertentes em simultâneo (fenómenos da natureza e atos de vandalismo) mas é possível contratar seguro unicamente contra fenómenos da natureza em determinadas seguradoras.

As coberturas são variadas:

  • chuvas torrenciais, trombas de água, aluimento de terras, enxurradas;
  • tornados, tufões, ciclones;
  • tremores de terra, terramotos e maremotos;
  • erupções vulcânicas;
  • queda de árvores, telhas, chaminés, muros ou construções urbanas;
  • atos de vandalismo, sabotagem ou terrorismo;
  • motins, tumultos e alterações da ordem pública.

Este tipo de seguro tem uma franquia de cerca de 125 euros e é útil sobretudo para quem vive em locais sujeitos a inundações ou para quem não tem garagem e estaciona normalmente junto a árvores. Quem vive numa zona problemática pode também considerar a assinatura de seguro contra atos de vandalismo.

Exemplos de seguros contra fenómenos da natureza e atos de vandalismo: