Seguro Automóvel Contra Terceiros: o que é?

O que é o seguro automóvel contra terceiros? Nada mais, nada menos do que o chamado seguro automóvel obrigatório. Além da responsabilidade civil, pode incluir outras coberturas facultativas.

É exatamente para proteger terceiros envolvidos num sinistro automóvel que existe o seguro automóvel obrigatório, como é habitualmente designado. Na prática, trata-se de um seguro contra terceiros que lhes assegura o pagamento de indemnizações por danos.

Coberturas obrigatórias contra terceiros

Com um seguro contra terceiros, está assegurada a compensação a estes e às pessoas transportadas na viatura em caso de acidente. Sendo um seguro obrigatório, também chamado de responsabilidade civil, cobre danos corporais e materiais causados a terceiros. Sejam os ocupantes da própria viatura, outros carros envolvidos, ciclistas ou peões ou mesmo estruturas e edifícios, só não cobre danos causados ao condutor da viatura.

Os valores das coberturas são variáveis de companhia para companhia e consoante o tipo de seguro contratado. Mas há mínimos fixados por lei. No caso dos danos corporais, são cinco milhões de euros. Para os danos materiais, a quantia mínima está fixada em um milhão de euros.

Coberturas facultativas

Tal como referido, o seguro contra terceiros obrigatório inclui as indemnizações mínimas previstas na lei e já indicadas neste artigo, mas pode optar por valores superiores ou adicionar uma ou mais coberturas facultativas, como estas:

  • assistência em viagem;
  • proteção jurídica;
  • privação temporária de uso;
  • quebra de vidros.

O seguro automóvel contra terceiros é válido em Portugal, mas não só. Pode beneficiar da sua cobertura também nos países em que os serviços nacionais de seguros sejam aderentes do serviço de carta verde.

Se vai comprar uma viatura ou quer mudar de seguradora, veja ainda como escolher um seguro automóvel.