Ative as notificações para receber todas as novidades sobre Impostos, Finanças e Poupança.
Por: João Paulo Moura

Seguro automóvel: como escolher

Encontrar o melhor seguro automóvel não é uma tarefa fácil, tendo em conta o número de seguradoras que proliferam no mercado nacional e o facto do prémio da responsabilidade civil variar de acordo com as características do automóvel, a idade, o perfil e o sexo do condutor, a zona de residência ou o local de parqueamento.

Dicas para encontrar o melhor seguro automóvel

Antes de contratar um seguro automóvel deve:

  • Fazer uma lista das várias seguradoras existentes para poder ter várias alternativas na altura de escolher.
  • Fazer variadas simulações, quer em seguradoras low-cost quer em seguradoras tradicionais. Assim consegue descobrir quanto poupa entre seguradoras para a modalidade que deseja. Fazer uma simulação do seguro automóvel online é a forma mais confortável e eficaz de obter informação sobre as opções existentes e os preços praticados. Aponte na sua lista de seguradoras os preços que cada uma pratica e compare-os. Se tiver alguma dúvida telefone à linha de apoio a clientes – pode fazer a diferença entre um seguro mais caro e um seguro mais barato.
  • Depois da simulação ligue e tente negociar um prémio de seguro automóvel ainda mais baixo. Se contratar mais de uma apólice pode obter um desconto valioso.
  • Se tiver vários veículos a seu cargo, o melhor será abrangê-los todos pela mesma seguradora para poupar dinheiro.
  • Consulte um mediador: normalmente concede descontos entre 20 e 25% num pacote de seguros. Aos associados de clubes (como o Automóvel Club de Portugal) também são oferecidas condições mais favoráveis na apólice de seguro automóvel.
  • Se tem poucos anos de carta, ou se já tem histórico de sinistros, pode colocar o seguro no nome de outra pessoa da família ou casal, mas em caso de sinistro a seguradora pode alegar falsas declarações e não cobrir o sinistro.
  • Se possível pague o prémio de uma só vez, assim o seu preço será reduzido.
  • Se acha que paga demasiado pelo seguro do seu carro mude para outra seguradora na data de renovação. Se ainda faltar muito para a renovação pode cancelar o seguro até 30 dias antes. Se não pagar o prémio na data-limite, o seguro é anulado automaticamente. Pode ainda negociar um prémio mais baixo na sua companhia, apresentando como argumento uma proposta ainda mais competitiva por parte da concorrência.

Mercado de seguro automóvel

Seguradoras Low-cost

Seguradoras Tradicionais