Como passamos um terço do dia (e dois terços da vida) a trabalhar, é normal que a saúde no trabalho seja uma das nossas preocupações. Para o ajudar a conciliar saúde e trabalho, o Economias deixa-lhe ficar as seguintes dicas de saúde no trabalho.

1. Mudar o meio de transporte

E que tal trocar o automóvel por um meio de transporte mais saudável, como a bicicleta e as próprias pernas? Também pode utilizar os transportes públicos.

2. Escolher as escadas

Para simular um ginásio no trabalho pode optar por subir e descer as escadas em vez de utilizar o elevador.

3. Fazer alongamentos

Para aqueles que passam muito tempo sentados ao computador recomenda-se fazer alongamentos e levantar-se constantemente para caminhar um pouco.

4. Preparar o próprio almoço

Levar a marmita para o trabalho tem benefícios, entre eles o de melhorar a saúde, sempre que se preparam refeições saudáveis.

5. Fazer pausas no trabalho

Deve fazer pausas no trabalho para o bem da sua saúde mental no trabalho e para o bem da qualidade do seu desempenho.

Estas são 5 formas de fazer pausas no trabalho.

6. Tirar uma sesta

Por falar em pausas, sabia que tirar uma sesta de 20 a 30 minutos ajuda-o a ser mais produtivo? Até os astronautas da NASA utilizam esta estratégia para terem melhores tempos de reação.

7. Lanchar snacks saudáveis

Nas pausas do trabalho deve alimentar-se com maças e amêndoas, em vez de chocolates e bolachas, por exemplo. Veja o que levar para comer no trabalho.

8. Beber muita água

Já sabe que deve beber muita água ao longo do dia. Este gesto força-o até a levantar-se e a deslocar-se mais vezes à casa de banho.

9. Trabalhar ao ar livre

Os efeitos do stress na saúde são muito negativos. Uma forma de combater o stress no trabalho é trabalhar no exterior, ao ar livre, recebendo uma boa dose de vitamina D.

10. Olhar pela janela

Caso não tenha a liberdade de trabalhar noutro local pode sempre encarar a janela com mais frequência. Olhar para uma árvore ajuda a reduzir o stress e a aumentar o bem-estar.

Esteja atento aos riscos do trabalho à saúde.