Saldo contabilístico, cativo, disponível e autorizado

Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social

Se for ao multibanco para ver o saldo da sua conta bancária, aparecem-lhe quatro valores: o saldo disponível, o saldo cativo, o saldo contabilístico e o saldo autorizado, que podem corresponder a valores diferentes. 

Perceba melhor as diferenças:

Saldo contabilístico

O saldo contabilístico corresponde ao saldo efetivo da sua conta, considerando valores que podem ainda não estar disponíveis mas constam já do seu saldo. Por exemplo, quando realiza um depósito no multibanco, ou o depósito de um cheque, este valor consta no seu saldo contabilístico, apesar de não estar, ainda, disponível para ser utilizado. 

Saldo cativo

O saldo cativo corresponde a um valor que está para cobrança, mas ainda não foi processado, como por exemplo um valor de um débito direto programado, ou o pagamento de portagens. Esse valor já não está disponível para ser utilizado, no entanto ainda não saiu da sua conta. Está, assim, cativo.

Saldo disponível

O saldo disponível é o valor que está à sua disposição, para utilizar neste momento,sem custos acrescidos. Pode ser inferior ao saldo contabilístico, pois só considera os valores que estão disponíveis para uso imediato. 

Saldo autorizado

O saldo autorizado corresponde ao saldo disponível mais o valor que está autorizado a utilizar sob a forma de facilidade de descoberto ou adiantamento de ordenado. A utilização destes valores pode implicar o pagamento de juros.  

Com estes quatro valores, fica a saber exatamente a sua situação financeira relativa a cada conta bancária.

Não se esqueça que a utilização dos valores autorizados, acima do saldo disponível, correspondem a um uso de crédito que estará, provavelmente, sujeito ao pagamento de juros ou outros encargos.

Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social. Licenciada em Educação Social pelo Instituto Politécnico do Porto.