SAFT-PT

SAFT-PT, Standard Audit File for Tax Purposes – versão portuguesa, é um ficheiro normalizado, em formato XML, que visa garantir uma fácil exportação, e em qualquer altura, de um conjunto predefinido de registos contabilísticos, de forma legível e comum, independente do software utilizado.

Dados SAFT-PT

O ficheiro SAFT-PT permite às empresas recolher em formato eletrónico os dados fiscais importantes para fiscalização e auditoria dos registos contabilísticos e fiscais.

Obrigatoriedade SAFT-PT

Desde 1 de Janeiro de 2008, que todos os sujeitos passivos de IRC que exerçam uma actividade de natureza comercial, industrial ou agrícola, e que tenham uma contabilidade organizada e um sistema de faturação são obrigadas a produzirem o ficheiro SAFT-PT.

As entidades que não cumprirem esta lei estão sujeitos a uma coima entre 150 e 15 mil euros.

Constituição de um ficheiro SAFT-PT

Header

É uma ferramenta que permite agrupar um conjunto de informações que identificam detalhadamente tanto a empresa no qual se produziu o ficheiro, como outros dados importantes na identificação do ficheiro gerado. A ferramenta permite consultar, entre outras informações, o nome da empresa, a identificação fiscal, data de inicio do exercício e respectiva data final, a moeda e a versão de software.

MasterFiles

Permite consultar informações detalhadas dos seguintes itens:

  • GeneralLedger - Plano oficial de contas com todas as contas tanto as agregadoras como as de movimento;
  • Customer - Consulta da lista completa dos clientes que estão no sistema;
  • Supplier - Consulta da lista completa dos fornecedores que estão no sistema;
  • TaxTable - Informação das taxas de IVA definidas no sistema;
  • Product - Informação de todos os Produtos que estão definidos no sistema.

GeneralLedgerEntries

Permite consultar todos os movimentos contabilísticos.

SourceDocuments

Permite consultar todos os documentos comerciais definidos no sistema (Faturas, Notas de Crédito, Notas de Débito, Vendas a Dinheiro) e agrega também todos os documentos de Vendas - SalesInvoices.

SalesInvoices

Permite consultar a informação detalhada de todos os documentos de vendas.

Portarias SAFT

Veja a Portaria321a-saf-t-pt.pdf, um documento com a estrutura completa do ficheiro SAFT-PT e consulte ainda as alterações da Portaria 1192/2009, da Portaria 160/2013 e 274/2013.