Revolut: o que é, como funciona e como criar a sua conta

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social

O Revolut apresenta-se como uma alternativa digital à banca tradicional, particularmente por não cobrar taxas em operações de pagamento de compras, transferências nacionais ou internacionais e taxas de câmbio. Esta é, aliás, a sua característica mais apreciada pelos viajantes, o facto de permitir fazer compras ou transferências de dinheiro entre diferentes divisas, sem cobrar taxas (exceto ao fim de semana).

O que é o Revolut?

A revolut é uma startup britânica que ambiciona revolucionar o sistema bancário, tornando-o mais transparente. Permite a criação e carregamento de uma conta, com a qual pode fazer pagamentos de compras online e em países estrangeiros. A maior vantagem apontada é a transparência nos câmbios, e o facto de não cobrar comissões. 

Funciona através de uma aplicação que se instala no telemóvel. É através dessa aplicação que irá poder realizar os pagamentos ou transferências que desejar, após a criação de um cartão virtual. Caso pretenda um cartão de débito em formato físico, de forma a poder realizar pagamentos da forma tradicional, pode requerer na aplicação um cartão da rede visa, sem custos.

Como funciona - criar uma conta revolut passo-a-passo

Para criar uma conta no Revolut deve começar por descarregar a aplicação para o seu telemóvel. É a partir da mesma que pode criar e gerir a sua conta. 

1. Primeiro passo: colocar o seu número de telemóvel.

revolut_1

2. Preencher os seus dados pessoais: nome e data de nascimento

revolut_2

3. Preencher a sua morada

4. Coloque o seu e-mail preferencial

revolut_4

5. E rapidamente, a sua conta Revolut foi criada!

revolut_5

6. Top Up

Neste momento ser-lhe-á pedido o depósito de 10 euros na sua conta para ativação da mesma. Estes 10 euros, que pode carregar a partir da associação de um cartão Visa, Mastercard ou Maestro,através de transferência bancária ou mesmo através do Google Pay, ficam disponíveis para utilização imediata. 

Não se esqueça que, caso decida fazer o carregamento da conta através de transferência bancária, esta será considerada uma transferência internacional, o que pode acarretar custos. 

Vantagens e desvantagens do Revolut

Vantagens: 

  • Facilidade na criação da conta e de cartão virtual,
  • Rapidez na emissão de cartão físico (prazo de poucos dias), que é gratuito,
  • Carregamento da conta gratuito, se a partir da associação de um cartão de débito,
  • Possibilidade de conversão do seu saldo para uma das 25 moedas suportadas na aplicação, à taxa de câmbio real,
  • Realização de pagamentos no estrangeiro sem pagar taxas ou comissões,
  • A app permite bloquear e voltar a desbloquear o cartão de imediato, em caso de perda por exemplo, bem como  escolher ou alterar o código PIN do cartão,
  • Transferências imediatas entre contas Revolut.

Desvantagens:

  • Limites nos valores de levantamentos sem pagamento de taxas, de 200 euros nas contas gratuitas e de 400 euros nas contas Premium. A partir destes valores é cobrada uma taxa de 2%,
  • O carregamento através de cartão de crédito tem custos associados,
  • No caso de carregamento através de transferência bancária, o valor só fica disponível após 3 dias, e podem também ser cobradas taxas pela transferência internacional. 

Revolut Metal

Para quem procura uma experiência mais exclusiva, a Revolut oferece a Revolut Metal, limitado a 10.000 clientes (numa fase inicial apenas acessível aos clientes premium), e que promete o acesso a ofertas diferenciadas, nomeadamente com um cartão contactless em metal, cashback de 1%, serviço de concierge exclusivo, entre outras. 

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social. Licenciada em Educação Social pelo Instituto Politécnico do Porto.