A regra geral a aplicar é reparar algo quando essa operação fica mais em conta do que comprar o mesmo artigo novo. Mas em certos casos, onde o artigo está ultrapassado (exemplo da tecnologia) e já apresentou problemas no passado, pode ser uma melhor opção comprar novo.

Fica sempre a critério da pessoa, mas estes são 9 exemplos de coisas que pode reparar em vez de comprar, para poupar dinheiro.

1. O ecrã do smartphone

Deixou cair o seu telefone e tem o ecrã quebrado? Mudar o ecrã é mais simples do que pensa. Mesmo que não queira aprender como se faz a operação pode deixar a tarefa para alguém com experiência.

2. Aparelhos eletrónicos em geral

Pode ser necessário um comando à distância universal, uma nova ficha ou uma nova fonte de alimentação. Procure sempre saber qual o problema específico de um aparelho eletrónico que tem em casa antes de comprar um novo. Às vezes basta uma limpeza para resolver o problema.

Se estes aparelhos ainda estiverem dentro da garantia, então não tem nada com que se preocupar.

Caso a solução seja cara, analise o que fazer com os seus aparelhos eletrónicos velhos.

3. Malas de viagem

Se o fecho de uma mala de viagem ou de uma bolsa se estragar, uma simples ida a uma lavandaria a seco ou a uma costureira pode resolver o assunto.

4. Torneiras a pingar

As visitas do canalizador ficam caras. Se instalar novas torneiras ainda mais. Esteja atento e previna males piores. Algumas fugas podem ser resolvidas apenas com um aperto ou uma calafetagem.

5. Bom calçado

Sim, ainda existem sapateiros a trabalhar, apesar de ser uma profissão em vias de extinção. Pode colocar umas novas solas e dar vida aos seus sapatos ou sapatilhas preferidas por um pequeno preço.

6. O carro fiel

Em vez de comprar carro novo de X em X anos deve apostar na manutenção automóvel, preservando o carro que tem. Em caso de avaria, pode consertar você mesmo ou recorrer a um mecânico de confiança.

7. Relógios e acessórios

Precisa de uma nova pulseira para o relógio ou de dar um jeito às suas joias, como um colar ou o anel de casamento? Recorra a uma ourivesaria próxima de si para consertar.

Também pode dar um jeito a acessórios, como cintos que precisam de um novo furo, ou um guarda-chuva que partiu uma vara.

8. Equipamento de campismo

Pode tentar consertar a sua tenda, o seu saco de campismo, o saco cama e outros equipamentos de campismo, já que estes não são baratos.

9. A mobília

Como a mobília nova ainda custa centenas ou milhares de euros, restaurar a mobília da casa acaba por ficar mais em conta, sobretudo se a mobília tem valor sentimental.

Veja também o que deve comprar usado em vez de novo.