Trabalhar em open space requer o cumprimento de determinadas regras. Se cada um cumprir a sua parte, o ambiente de trabalho em open space pode ser agradável e produtivo.

1. Manter a pontualidade

A primeira regra do trabalho em open space é chegar a tempo e horas ao trabalho, já que quem chega atrasado está a perturbar o seu trabalho e o dos que estão perto de si.

2. Arrumar o espaço de trabalho

É fundamental manter o espaço de trabalho arrumado, não monopolizando o espaço comum, nem invadindo territórios alheios. Organize o seu espaço, nem que seja só uma vez por dia, antes de sair.

3. Pedir primeiro

Sempre que precisar de algo, peça. Ninguém gosta de descobrir que lhe falta algo, e ninguém lhe recusará nada se for bem-educado.

4. Devolver sempre

Se pediu algo emprestado deve devolver o mesmo mal deixe de precisar, e não se apoderar de algo como se fosse seu. São pequenos gestos que podem fazer toda a diferença no trabalho em open space.

5. Não distrair os outros

Não distrair os colegas implica evitar comer à mesa (os cheiros e os barulhos podem perturbam), falar baixo, ter uma postura e uma linguagem corporal correta, colocar o telefone em silêncio, atender chamadas telefónicas pessoais noutro local, não invadir espaço pessoal de trabalho, não ter decorações de escritório aberrantes, não falar como se estivesse no café, etc.

6. Controlar o volume

Tenha em atenção não só ao volume da sua fala ao telefone e com os colegas de trabalho como também ao volume dos movimentos que faz e da música que ouve. Coloque auscultadores para não perturbar os vizinhos com música.

7. Respeitar os outros

Deve respeitar os outros se deseja ser respeitado. Evite olhar constantemente para os outros, escutar conversas telefónicas, invadir o espaço pessoal, criticar desorganização, entre outros.

Estas são as regras de etiqueta a manter ao trabalhar em open space para se sentirem mais vantagens no trabalho em open space, e menos desvantagens,