Reduzir a Prestação da Casa

Para reduzir o pagamento da prestação da casa ao banco deve optar por dirigir-se ao seu banco e negociar condições mais vantajosas de pagamento com o seu gestor de conta. As opções disponíveis passam pela negociação do spread, alargamento do prazo do empréstimo, mudança de banco ou amortização da dívida.

Formas para negociar a redução da prestação da casa

Negociar o spread

O spread é a margem que o banco ganha acima dos juros do mercado interbancário, ao emprestar dinheiro através de um crédito para habitação. Com as dificuldades de liquidez em Portugal e a crise da dívida soberana, os bancos têm vindo a subir estas margens para compensar as descidas nos níveis de rating que tornam mais caro o dinheiro para as instituições nacionais. Uma solução das instituições financeiras para baixarem o spread é o devedor domiciliar o seu ordenado ou adquirir outros produtos financeiros à instituição de crédito.

Fique com 7 dicas para conseguir um spread mais baixo.

Alargar o prazo do empréstimo

Ao negociar com o banco um aumento do prazo, irá aliviar a prestação mensal, mas o aumento do prazo implica que o custo total do empréstimo, nomeadamente os juros, seja maior.

Mudar de banco

Quando as instituições financeiras não suportam os custos de transferência, há que ter em conta diversos encargos, como despesas com abertura de processos, avaliações de imóveis, despesas com registos e impostos.

Veja como mudar de banco.

Consolidação dos créditos

Se tem muitos créditos e se a sua decisão for a de os consolidar, juntamente com a prestação do crédito à habitação, pode obter uma boa redução da sua prestação mensal através da opção crédito consolidado.

Amortizar a dívida

É necessário poupar ao longo de um largo período de tempo, para assim conseguir atingir uma quantia que possa amortizar no empréstimo à habitação. Amortizando a dívida do seu crédito à habitação, consegue reduzir a sua prestação mensal, reduzir os juros e ainda reduzir o seu seguro de vida, que está aliado ao seu contrato de crédito.