Recrutamento interno ou externo? Diferenças, vantagens e desvantagens

Perante a necessidade de recrutar um trabalhador para uma determinada vaga, a empresa tem duas opções: ou recorre aos seus funcionários, por via de promoções e transferências (recrutamento interno), ou procura um candidato no mercado de trabalho, ou seja, fora da empresa (recrutamento externo).

Qual é mais vantajoso?

Não é possível dizer qual destas duas fontes de recrutamento é mais vantajosa para a empresa. A escolha pelo recrutamento interno ou externo dependerá de vários fatores, entre eles, o tipo de trabalho a realizar, a urgência do recrutamento e os recursos financeiros disponíveis.

Recrutamento interno

O recrutamento interno é um processo de seleção feito dentro da própria empresa, por recurso aos trabalhadores já contratados. Permite reter e manter motivados os colaboradores, podendo ocorrer por via de promoções ou de transferência de trabalhadores entre departamentos.

Vantagens e desvantagens

A grande vantagem do recrutamento interno é o conhecimento prévio do perfil do candidato. A empresa já possui, à partida, dados sobre o trabalhador que são difíceis de obter ou de mensurar, como sendo a qualidade do seu trabalho, o nível de produtividade, a sua eficiência ou o relacionamento que estabelece com os seus colegas de equipa.

VantagensDesvantagens
Baixos custosBaixo número de candidatos
Recrutamento e integração mais rápidos    Comodismo por parte do trabalhador
Candidatos já familiarizados com a empresaConflitos internos pela disputa da posição
Aumento da motivação dos trabalhadoresCandidatos não aprovados com queda de produtividade
Candidatos já inseridos na equipaMenor fluxo de novas ideias e experiências
Promove a competição saudávelEventual saída de trabalhadores não selecionados 
Permite a retenção de talentosEnvelhecimento da equipa
Rentabilização do investimento em formaçãoDificuldade de adaptação do trabalhador ao novo cargo
Substitui outros meios de promoçãoDesânimo dos gestores de equipa pela perda de elementos

Recrutamento externo

Há recrutamento externo quando uma empresa procura satisfazer a sua necessidade de colaboradores através da procura de candidatos no mercado de trabalho, ou seja, fora da empresa.

Vantagens e desvantagens

O recrutamento externo permite atingir um maior número de candidatos e introduzir sangue novo na empresa. Contudo, é um processo exigente e dispendioso, que não termina com a seleção do candidato. É, ainda, necessário sensibilizá-lo para os valores e missão da empresa, integrá-lo numa equipa e dar-lhe formação. 

VantagensDesvantagens
Maior número de candidatosProcesso de recrutamento e integração demorado
Aquisição de novas ideias e métodos de trabalho Expetativas frustradas por parte de candidatos internos
Construção de base de dados de candidatosAfetação da politica salarial da empresa
Maior receptividade a aprenderElevados custos em formação
Possibilidade de seleção mais exigenteMaior probabilidade de erro

Fontes de recrutamento externo

Num processo de recrutamento externo, há muitas fontes possíveis de candidatos. De entre as mais usuais, podemos referir as seguintes:

Agências de emprego

Serviços especializados que, através de meios próprios, sob a direção da empresa interessada, selecionam o candidato. Saiba mais no artigo Empresas de recrutamento e seleção.

Escolas e faculdades

Recorre-se a esta fonte de recrutamento quando se pretende recrutar um pessoa jovem, sem experiência, mas cheio de ambição.

Familiares e amigos dos trabalhadores atuais

Algumas empresas divulgam as vagas internamente, para que sejam os seus funcionários a identificar e referenciar, de entre o seu grupo de familiares e amigos, pessoas da sua confiança para integrar determinada posição.

Antigos empregados

O recurso a ex-funcionários pode ser vantajoso caso tenham um bom historial na empresa. Por outro lado, pode envolver ressentimento e desconfiança por parte de colegas e chefias.

Anúncios

A publicação de anúncios em jornais, redes sociais e sites de emprego é o método mais comum de divulgação de uma vaga. Veja o artigo Os 12 melhores sites de emprego em Portugal.

Base de dados de candidatos

Muitas empresas mantêm um registos dos candidatos não admitidos. Assim, caso surja uma nova vaga adequada ao seu perfil, a empresa entre em contacto com o candidato. Saiba mais no artigo Sabe como as empresas recrutam hoje em dia?

Conheça outras fontes de recrutamento e seleção no artigo 11 técnicas de recrutamento e seleção.