A emissão de recibos verdes sofreu alterações no Portal das Finanças com a renovação gráfica deste portal. O Economias explica-lhe as opções que tem no preenchimento dos recibos verdes eletrónicos.

2016-10-21-0_cke.jpg

Opção “Emitir”

Aqui pode escolher entre:

  1. “Fatura ou Fatura-Recibo” – para emitir um recibo verde tradicional para o serviço prestado. Caso não tenha a atividade aberta na data de prestação de serviço mencionada, o recibo / fatura a emitir será do tipo ato isolado.
  2. Recibo” – para o caso de querer emitir um recibo sobre uma fatura previamente emitida.

Opção “Consultar”

Ao selecionar esta opção pode consultar:

  1. Bens ou serviços prestados
  2. Bens ou serviços adquiridos

A consulta pode ser feita por data, número de documento, tipo, situação ou por NIF.

Opção “Obter/Recolher sem preenchimento”

À esquerda da página encontra ainda esta opção que se divide em 3:

  1. Obter sem preenchimento” - para obter uma fatura, uma fatura-recibo ou um recibo sem preenchimento, que pode ser recolhido mais tarde numa das opções de recolha.
  2. Recolher fatura ou fatura-recibo” - para recolher uma fatura ou fatura-recibo emitida previamente sem preenchimento.
  3. Recolher Recibo” - para recolher um recibo emitido anteriormente sem preenchimento e associá-lo a uma fatura já emitida.

Recibo ou fatura-recibo: qual o documento a emitir?

Segundo a AT, numa prestação de serviços deve-se passar fatura-recibo de todas as importâncias recebidas dos clientes, ainda que a título de provisão, adiantamento ou reembolso de despesas.

Quando a prestação de serviços não coincide com o recebimento deve-se emitir fatura pela realização da operação e, aquando do recebimento, o respetivo documento de quitação.

Quando se efetuam transmissões de bens, deve-se emitir fatura-recibo ou fatura e respetivo documento de quitação, quando a realização da transmissão de bens é simultânea ao recebimento, ou então emitir fatura na altura da venda e o respetivo documento de quitação aquando do recebimento.

Veja como preencher recibos verdes eletrónicos ao pormenor.