6 Razões para não criticar publicamente o seu chefe

OK. Vamos deixar de fora a óbvia razão “você pode ser despedido”. Mesmo assim conseguimos encontrar 6 fortes razões para não se criticar abertamente um chefe.

1. O seu chefe pode ter outro chefe

Criticar o seu chefe pode ser infrutífero desde logo se uma má decisão não parte diretamente dele, mas sim de chefes superiores a ele. O seu chefe pode até concordar com as suas críticas e partilhar das suas reservas, mas as ordens dos superiores são para acatar.

2. O seu chefe pode ter razão

Os chefes tomam decisões que são difíceis de compreender, mas que podem fazer sentido a longo prazo e ainda fornecer oportunidades de aprendizagem. Fazer rapidamente um julgamento de carácter limita o que se pode aprender com uma pessoa.

3. Não queimar pontes com o patrão

As relações são feitas de confiança. Criticar abertamente as pessoas diz muito sobre o carácter de uma pessoa, podendo levar ao fim da confiança depositada numa pessoa. Pior ainda, pode acabar instantemente com uma ligação que tanto demorou a estabelecer.

4. Não ser visto com um trabalhador problemático

Ninguém gosta de trabalhar com pessoas difíceis, negativas, demasiadamente críticas, que levantam problemas por tudo e por nada. Criticar constantemente o chefe torna-o nesse trabalhador problemático e difícil de lidar.

5. Não ser um colega de trabalho insuportável

Pode parecer uma boa ideia procurar apoio nas suas críticas ao chefe nos colegas de trabalho, mas ao fazer isso está a colocar os colegas no meio do seu conflito pessoal com o chefe e a perturbar o trabalho destes.

6. Você pode vir a ser um chefe

A máxima de Confúcio de não fazer aos outros aquilo que não se quer que se faça ao próprio aplica-se também neste caso. Um dia você pode vir a ser um chefe (ou o seu próprio chefe) e levar com críticas dos trabalhadores, em vez de contar com o apoio destes, contribuindo para o seu desgaste psicológico.

Um chefe também comete erros. Se realmente necessita de criticar o seu chefe deve-o fazer de forma reservada. Veja como criticar o seu chefe.