7 Razões para usar bancos online

Os bancos online são uma opção aos bancos tradicionais com balcão, onde a pessoa pode recorrer sempre que desejar um atendimento pessoal presencial.

Apesar da relutância perante este tipo de banco, existem vantagens a considerar nos bancos online.

1. Melhores taxas nos depósitos

Os melhores depósitos a prazos em Portugal são oferecidos pelos bancos online, com taxas bastante superiores aos bancos tradicionais, que oferecem juros perto do zero. Quando o objetivo é colocar dinheiro de lado para render juros, estes bancos são uma grande opção a considerar.

2. Muitas opções de investimento

Os bancos online não oferecem apenas boas taxas nos depósitos a prazo. Estes bancos oferecem muitas opções de poupança e de investimento. Os fundos de investimento são um exemplo de oferta abrangente nos bancos online. No caso dos depósitos, as poupanças estão salvaguardadas pelo Fundo de Garantia de Depósitos.

3. Sem custos de manutenção

Enquanto os bancos tradicionais cobram custos de manutenção, mesmo quando o cliente não mexe na conta, os bancos online não apresentam despesas de manutenção das contas à ordem.

4. Sem custos nos cartões

Alguns bancos online não cobram pelo cartão de crédito e pelo cartão de débito, assim como pelas transferências online, o que permite ter uma conta a custo zero.

5. São simples e funcionais

Quem está habituado à vertente online encontra nos bancos online uma solução prática, com a possibilidade de fazer operações rapidamente via internet ou por telefone.

No que respeita a tecnologia bancária, estes bancos podem até liderar e abrir caminho para a banca tradicional.

6. São eficientes

Um inquérito de 2014 da Dinheiro & Direitos concluiu que em Portugal os bancos online são os que possuem o maior número de clientes satisfeitos (com 78 pontos, enquanto os tradicionais alcançaram 64 pontos).

7. Evitar deslocações e poupar tempo

Os bancos online permitem poupar tempo e dinheiro em deslocações, com as operações a serem realizadas de forma não-presencial, por e-mail ou telefone.

Exemplos de bancos online em Portugal

São exemplos de bancos online portugueses:

Conheça também as desvantagens dos bancos online.