Rating: o que é?

O rating é uma opinião relativa à capacidade financeira e solvabilidade de uma entidade, ou seja, é o parecer sobre a capacidade de uma entidade vir a satisfazer as suas necessidades financeiras dentro do prazo estabelecido. Também conhecido como notação de risco, o rating consiste numa classificação através de uma nota que indica a capacidade de um emitente de dívida, isto é aquele que contrai um empréstimo junto do mercado, pública ou empresarial cumprir com os pagamentos.

Agências de rating

As agências de rating oficiais mais conhecidas são a Standard & Poor' s, Moody' s Investor Services e a Fitch Ratings.

As agências de rating realizam avaliações sobre países, instituições, empresas, entre outros, e atribuem notas de riscos relativos à liquidação atempada das dívidas.

A agência Moody's atribui a classificação AAA como a melhor que um país pode receber e a pior é C. Para a Standard & Poor's e para a Fitch a melhor é AAA e a pior D. A escala mais alta corresponde ao menor risco e a mais baixa corresponde a maior risco de incumprimento ou falta de pagamento na devida altura. Assim, quanto mais baixo se está classificado no ranking, mais os juros aumentam e se tornam insuportáveis para quem paga.

A Companhia Portuguesa de Rating (CPR) é a única agência de rating nacional.