Quem Pode Pedir Crédito Consolidado?

Podem pedir o crédito consolidado praticamente todos os cidadãos que tenham muitos empréstimos e estejam com dificuldades no cumprimento das obrigações.

Cumprimento bancário

O ideal é começarmos por dizer quem não pode mesmo pedir o crédito consolidado. Até o poderá pedir, mas verá o acesso negado aquele cidadão que tenha problemas com os bancos ou esteja já numa situação de incumprimento. Por incumprimento, entenda-se aqui atrasos nos pagamentos das prestações de créditos. Consulte o seu cadastro no Banco de Portugal.

Se não se inclui em nenhum destes dois grupos e está a pagar vários empréstimos, pode pedir crédito consolidado, isto é, a junção de todos os créditos num só de forma a pagar apenas uma prestação mensal.

Evitar o sobreendividamento

Esta solução financeira dirige-se, sobretudo, a pessoas sobreendividadas na sequência da contração de diversos créditos, bem como a cidadãos endividados sujeitos a situações que possam conduzir ao sobreendividamento. Como seja uma situação de desemprego e doença ou mesmo um divórcio, que acarretam alterações no orçamento familiar.

Quando se está endividado pode-se reunir os créditos num só, já que se passará a pagar menos todos os meses, podendo-se reservar algum dinheiro para outro fim.

O crédito consolidado é também uma hipótese que deve ser analisada pelos profissionais liberais que não estejam a conseguir responder aos créditos ou mesmo dar resposta a dívidas a instituições.

Reordenar as dívidas

Mas não são apenas os clientes com problemas económico-financeiros que podem pedir crédito consolidado. Até pode estar a conseguir cumprir os pagamentos dos seus empréstimos, mas querer apenas simplificar esse processo. Consegue-o com esta solução financeira de reordenamento das dívidas, já que em vez de diversas prestações mensais, em dias distintos e com diferentes valores, passará a pagar apenas uma prestação certa, naquela data e só naquele dia do mês.

Seja qual for a situação financeira, há um outro requisito para poder pedir um crédito consolidado. Falamos da idade. No limite, só pode pedir esta solução financeira quem tenha menos de 75 anos.

Se pertence a um destes grupos e está a ponderar recorrer ao crédito consolidado, veja as principais vantagens e desvantagens desta solução financeira e faça uma simulação de crédito consolidado.