Se a sua entidade empregadora o permite, conheça que tipo de música ouvir no trabalho. Os estudos revelam que os colaboradores que ouvem música enquanto trabalham são mais felizes. E até mais criativos. Mas o que devem ouvir?

Entre os que já confirmaram os efeitos positivos de ouvir música no local de trabalho, o pop e o rock são os tipos de música mais ouvidos. E os artistas de eleição Adele, Arctic Monkeys e Mumford & Sons.

Os dados são de um estudo desenvolvido pelo serviço de música em streaming Spotify em centenas de escritórios. Mais de 60% dos inquiridos disse ouvir música no trabalho e 36% admitiram que é a forma de serem mais produtivos. Alívio do stress e melhoria da concentração foram alguns dos motivos apontados para manterem este hábito.

Conheça os efeitos de ouvir música no trabalho.

Sugestões de músicas a ouvir no trabalho

Com base nestes dados, o Spotify criou uma sugestão de músicas a ouvir no trabalho, consoante a finalidade dos colaboradores.

Por exemplo, alguém que quer ouvir música apenas para não ouvir os colegas faladores, deverá optar por uma música com um som constante e que use vários instrumentos. Como “Do I Wanna Know”, dos Arctic Monkeys.

Algo ritmado, como “We Can’t Stop”, de Miley Cyrus é a sugestão para quem se quer sentir mais motivado no trabalho quotidiano. A receita é escolher uma música de que realmente goste, que lhe dê prazer ouvir.

Se o objetivo é concentrar-se mais na sua atividade, escolha uma música que conheça bem e que o descontraia enquanto trabalha. O exemplo do Spotify vai para a Beyoncé, com “Drunk in Love”.

Escolher o estilo certo para cada trabalho ou trabalhador

Outros dados apontam para tipos de música mais adequados a cada atividade profissional.

Para alguém cuja criatividade é essencial para o trabalho diário, a música clássica e barroca parece ser a mais adequada. Porque estimula a atividade cerebral e, consequentemente, o seu lado criativo. Pode também consegui-lo ouvindo jazz ou música ambiente. Mas os especialistas desaconselham que o faça recorrendo a auscultadores.

O uso dos auscultadores é indicado para quem trabalha com números. E com uma grande variedade de sonoridades para contribuir para trabalhar de forma mais feliz. Desde o jazz e clássica ao pop, passando pela polka e até techno e trance.

Se a sua atividade exige concentração, como é o caso dos programadores, também pode ouvir música no trabalho através de auscultadores. O rock, o pop, o jazz e a música techno / trance são os tipos mais indicados para se manter desperto e direcionado para o trabalho.

Já quem gosta de trabalhar com sons ambiente pode utilizar sites como o A Soft Murmur.