Para fazer o cálculo da pensão da CGA (Caixa Geral de Aposentações) a receber, o beneficiário deve começar por fazer uma simulação de pensão, escolhendo o período temporal em que fez contribuições neste regime e inserindo a data de nascimento, o tempo de serviço e o valor das remunerações.

O resultado da simulação da pensão da CGA é apresentado numa mensagem e, quando há direito a reforma, surge o valor final a atribuir, podendo o utilizador consultar os quadros explicativos dos cálculos realizados na demonstração.

Contribuição Extraordinária de Solidariedade

As pensões superiores a 4.611,42 euros estão sujeitas a uma Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES), que é prevista ser eliminada completamente em 2017.

A taxa a aplicar com a CES atualmente começa nos 7,5% e sobe à medida que o valor das pensões aumenta. A CES aplica-se em 7,5% sobre o montante que exceda os 4.611,42 euros, mas que não ultrapasse os 7.126,74 euros e em 20% sobre o montante que ultrapasse os 7.126,74 euros.

Retenção de IRS

Os rendimentos de pensões estão sujeitos a retenção de IRS, que depende consoante o valor do rendimento do pensionista. A somar a esta retenção encontra-se ainda a Sobretaxa Extraordinária de IRS.