Quanto vale o meu carro? Como avaliar o valor comercial de um automóvel

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social

Se está a pensar trocar de carro, é natural que queira saber quanto vale o seu carro atual.

Quer esteja a pensar dá-lo à troca quer pretenda vendê-lo em negócio particular, há ferramentas que pode usar para avaliar o valor comercial médio do seu carro, de forma a poder negociar com conhecimento de causa.

Quanto vale o meu carro usado?

A forma mais simples de ter o valor comercial do seu carro é através de um site. Necessitará de alguns dados relativos ao seu veículo: marca e modelo, ano do carro, tipo de combustível, motorização, tipo de transmissão, em alguns casos a matrícula é requerida, e ainda os quilómetros, bem como equipamentos opcionais e estado geral do veículo. Os dados referentes ao automóvel constam todos do Documento Único Automóvel.

Os melhores sites para consultar o valor de carros usados:

1. KKB - Kelley Blue Book 

A Kelley Blue Book lançou o seu primeiro livro de cotação de automóveis em 1926, sendo portanto uma referencia no setor.

Neste site tem apenas que preencher os dados relativos ao veículo e tem acesso imediato às cotações para venda ou para compra do seu carro, a stand ou a particular.

Para além de poder avaliar o seu carro atual, pode ainda avaliar e comparar a cotação do carro que procura comprar.

2. Portal do Automóvel 

No site do Portal do Automóvel, se introduzir a matrícula da sua viatura tem acesso imediato ao autopreenchimento dos dados do veículo. De seguida preenche apenas a quilometragem e o equipamento opcional do veículo.

Neste caso, para receber a sua cotação tem que fornecer alguns dados pessoais, tais como nome, e-mail, telefone e localidade, e aceitar que os seus dados sejam inseridos num ficheiro de base de dados.

Ao aceitar recebe a cotação do seu automóvel, de imediato, no seu email.

3. Automóveis Online

Mais um simulador em que apenas com os dados referentes a marca, modelo, ano do carro e versão obtém imediatamente um valor para o seu veículo. 

4. AutoSapo e StandVirtual

Nestes sites pode realizar uma "pesquisa de mercado", ao pesquisar viaturas semelhantes à sua e verificar os preços pedidos, se há muita oferta, se os anúncios se mantêm muito tempo, enfim, pode situar o valor do seu automóvel avaliando a oferta existente.

5. Autouncle

O Autouncle anuncia-se como o primeiro site a usar um modelo de avaliação do valor dos carros baseado no mercado e não em formulas teóricas de avaliação dos veículos, pretendendo assim fornecer resultados mais fidedignos.

No entanto, no caso do veículo utilizado para fazer o teste, este site não forneceu resultados, reportando que não há carros suficientes no mercado para fazer esta análise.

Tenha em consideração que estes valores são apenas uma referência para se guiar, uma vez que o mercado (oferta/procura), as condições objetivas do seu carro, e até a localização geográfica influem no valor do seu carro usado. 

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social. Licenciada em Educação Social pelo Instituto Politécnico do Porto.