Estar desempregado é sinónimo de não deixar escapar nenhuma oportunidade. Mas saiba quando não se candidatar a um anúncio de emprego. Porque pode não se encaixar no perfil ou dar-se o caso da oferta não ser verdadeira.

Quem está desempregado tem já por hábito responder a praticamente todos os anúncios que vê, na esperança que de alguma das candidaturas surja a oportunidade. Os especialistas em recursos humanos e gestão de carreiras alertam que esta não é a melhor estratégia e que é preciso selecionar.

Em que situações não se candidatar?

Há várias circunstâncias em que um candidato não deve responder a um anúncio de emprego. O Economias revela algumas.

Falta de experiência

Se não tem a experiência ou as competências referidas no anúncio, não se candidate a esse emprego. Estará a perder tempo e a fazer o recrutador perder tempo com a análise do seu currículo. Assim que este vir que não corresponde aos requisitos anunciados, vai rejeitar de imediato a candidatura.

Discorda das condições

Quando um recrutador publica um anúncio especificando as condições do emprego, dificilmente está disposto a negociá-las. Por isso, se pede disponibilidade para viajar e não a tem, se pede disponibilidade total de horários e não a tem ou se propõe um salário muito abaixo do que está disposto a receber, não se candidate a esse anúncio de emprego.

Dúvida de fraude

Porque nem todos os anúncios de emprego são verdadeiros e, em alguns casos, podem mesmo estar associados a tentativas de fraude, não se candidate a um anúncio de que suspeite. Pelo menos até investigar e se certificar que é verdadeiro e que pode candidatar-se. A dúvida é frequente face a anúncios em que não é identificada a empresa nem possui qualquer contacto. Veja como descobrir falsos anúncios de emprego.

Pedido de dados pessoais

Também não se deve candidatar a um anúncio de emprego em que lhe são pedidas, no momento da candidatura, informações relacionadas com os seus documentos de identificação. Não são necessárias nesta fase. Não responda e tente saber o porquê de o solicitarem, avaliando em simultâneo a credibilidade da empresa anunciante.

Ao responder a este tipo de anúncios estará a errar na sua procura de emprego, mas há outros erros que pode estar a cometer nessa busca.