Programa Retomar 2016

O Programa Retomar de 2016 tem candidaturas abertas de 1 de abril a 31 de julho 2016. O objetivo é do programa é proporcionar o regresso à universidade de antigos estudantes, para finalizar a educação iniciada ou selecionar uma nova área de formação.

Bolsa

O Programa Retomar atribui uma bolsa anual de 1200 euros ao estudante e oferece-lhe um plano de acompanhamento individual. A duração de atribuição de bolsa depende da duração do curso. Por exemplo:

  • Se faltam 45 ECTS para terminar: a duração é de 1 ano
  • Se faltam 88 ECTS para terminar: a duração é de 2 anos
  • Se Faltam 121 ECTS para terminar: a duração é de 3 anos

Destinatários

O Retomar destina-se a jovens até aos 29 anos, inclusive, que tenham interrompido a inscrição no curso superior até dia 1 de março do ano civil da candidatura. Os estudantes que queiram ter acesso à bolsa Retomar devem pedir um código de utilizador e uma palavra -chave através na plataforma "Retomar" do site da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). É neste site que se faz a candidatura ao programa.

Universidades e cursos

O programa Retomar aplica-se a todas as instituições de ensino superior público e privado do país à exceção das instituições de ensino superior público militar e policial. São abarcados no programa todos os estudantes que se inscrevam em ciclos de estudo conducentes ao grau de licenciado e de mestre e em ciclos de estudos integrados conducentes ao grau de mestre.