10 Profissões para quem gosta de trabalhar sozinho

Nem toda a gente gosta de trabalhar em equipa e de estar em contacto constante com colegas, chefes e clientes. Algumas pessoas gostam de trabalhar sozinhas, do jeito que gostam, sem sofrerem distrações.

Estas pessoas têm profissões ao dispor em diversas áreas e com variados níveis de educação exigidos. Veja alguns exemplos de profissões para quem gosta de trabalhar sozinho.

1. Tradutor

O tradutor pode trabalhar sozinho em casa ao seu próprio ritmo, entregando o seu trabalho pela internet dentro de um prazo previamente estabelecido.

2. Escritor

A melhor das profissões para quem gosta de escrever e ler é a de escritor. Abraçar a solidão é um requisito para encontrar a imaginação e a liberdade criativa.

3. Auditor

O auditor tem de recolher e de analisar uma grande quantidade de dados, devendo trabalhar isolado, em sossego.

4. Analista

Os analistas também passam muito tempo sozinhos, mergulhados em papelada, a avaliar dados. Seja um analista de orçamentos ou de riscos, nesta profissão o contacto humano é raro.

5. Arqueologista

Na arqueologia a investigação requer isolamento. A análise científica, em laboratório, ocupa a maior parte do tempo do trabalho nesta área.

6. Programador

Apesar de poder trabalhar numa empresa, o programador trabalha principalmente sozinho, tendo como principal companhia o seu computador.

7. Designer gráfico

Um designer pode trabalhar em casa, como freelancer, ou numa empresa, mas a sua prestação é exercida maioritariamente em isolamento.

8. Consultor

O consultor é um profissional de perfil individualista. É alguém especializado que trabalha sozinho, dando palpites e resolvendo situações.

9. Segurança

Um segurança abraça a solidão todos os dias. Não é um trabalho para todos, pois pode ser considerado um dos trabalhos mais chatos do mundo.

10. Motorista

Um motorista ou camionista tem de fazer muitos quilómetros para transportar pessoas ou mercadorias. Por vezes, a sua companhia resume-se à música.

Apesar das poucas distrações, quem trabalha sozinho acabar por ter de vencer outros obstáculos. Veja como trabalhar sozinho eficazmente.