5 Formas de se preparar para o despedimento

Se pensa em despedir-se, ou se as coisas na empresa não estão famosas e se adivinham despedimentos para os seus lados, pode já começar a preparar-se para o sempre terrível desemprego. O despedimento é um golpe duro, mas mais grave é o desemprego. Mesmo que o desemprego não possa ser evitado, ele pode sempre ser preparado e suavizado.

Conhecer e garantir os direitos

Informe-se sobre os direitos que tem em caso de despedimento. Desde o subsídio de desemprego a uma possível indemnização.

Cumprir com os deveres

Se o despedimento vai ser despoletado por si, precisa de escrever uma carta de despedimento e entregá-la com antecedência ao empregador. Em caso de despedimento com justa causa não há necessidade de dar um aviso prévio.

De qualquer forma deve cumprir exemplarmente com tudo o que lhe é pedido até final de contrato. Pode precisar de referências e de contactos no futuro.

Reorganizar a poupança

Como está o seu fundo de emergência? Vai precisar de recorrer a ele nos próximos meses. Consulte o estado das suas poupanças e retire mais dinheiro dos ordenados que ainda lhe restam para o fundo de emergência.

Adie compras avultadas que tenha em mente e controle os gastos com os cartões de crédito e de débito. A última coisa que precisa nos próximos tempos é aumentar a pressão nas contas e as dívidas já existentes.

Atualizar currículo

A última vez que olhou para o currículo foi muito provavelmente na entrevista do atual emprego. Está na hora de atualizar o currículo com as tarefas importantes executadas e com todas as experiências adquiridas.

Atualize também a sua imagem online, criando ou melhorando o perfil do LinkedIn e criando um portefólio online de trabalhos.

Veja como procurar emprego estando empregado.

Ter um rendimento extra

Será importante arranjar um rendimento para os próximos tempo mais difíceis, de contenção. Como pagar as despesas vai ficar mais apertado, pode desde já procurar outras formas de ganhar dinheiro.