A preocupação no trabalho é algo de normal, mas a preocupação excessiva no trabalho pode controlar e paralisar um trabalhador, estragando a sua performance.

Se acha que é uma daquelas pessoas que sofre de demasiadas preocupações no trabalho, estas são as diferentes estratégias que pode adotar.

Falar com os colegas

As primeiras pessoas que podem ajudar a acabar com a preocupação excessiva no trabalho são os colegas de trabalho que também já passaram ou podem estar a passar pelo mesmo. Por um lado, este ato ajuda a nomear medos e a ganhar aliados no combate aos medos, o que alivia a carga destes. Muitas vezes preocupamo-nos com coisas que nunca irão de facto acontecer.

Por outro lado, falar sobre possíveis problemas coloca as coisas em perspetiva e permite encontrar soluções.

Falar com amigos

As suas preocupações com o trabalho podem ser afastadas pelos seus amigos, que também vivem situações semelhantes nos seus trabalhos. Saber que não se está sozinho é sempre agradável.

Encontrar a calma no trabalho

O que é que geralmente lhe traz calma? Rir? Ouvir música? Nos momentos de maior preocupação no trabalho recorra a métodos de sossegar que resultem consigo.

Confira formas de eliminar o stress no trabalho em 2 minutos.

Planear ações a tomar

Se prefere continuar a pensar no que pode correr mal, então pense no pior dos cenários possíveis. Prepare-se para ele, equacionando quais as possíveis medidas a tomar, se realmente um dia esse cenário se concretizar. Encare a preocupação com uma situação racional com a qual se consegue lidar. Escreva os medos em papel, e trace um plano para reagir a eles.