Por: João Paulo Moura

Como preencher a declaração amigável por telemóvel

Já não precisa de andar com a papelada da declaração amigável no porta-luvas para o caso de acidente, nem de fazer desenhos rupestres para explicar um sinistro. Agora pode utilizar a aplicação e-SEGURNET para participar um sinistro automóvel à sua seguradora.

Esta aplicação foi lançada pela Associação Portuguesa de Seguradores para ser uma alternativa simples e prática à tradicional declaração amigável (DAAA).

Declarar um sinistro eletronicamente

Para preencher uma DAAA por smartphone, tablet ou computador é necessário possuir um seguro válido em Portugal e:

  • baixar e instalar a aplicação e-SEGURNET ou usar a versão web;
  • fazer um pré-registo ou preencher no momento os dados pessoais, os dados do veículo e os dados dos dois seguros;
  • preencher cada uma das áreas da aplicação, seguindo os passos sugeridos;
  • submeter a participação e esperar pela receção de um SMS com um código;
  • inserir o código na aplicação para assinar a participação;

A participação é enviada diretamente para a seguradora. Os intervenientes recebem um novo SMS com o resumo do que foi comunicado às seguradores e um e-mail com essa participação em formato pdf.

Veja o vídeo exemplificativo do funcionamento da e-SEGURNET:

Disponibilidade e vantagens da aplicação

A app e-SEGURNET está disponível gratuitamente para telemóveis, tablets e computadores, em sistemas operativos Android, iOS e Windows Store.

Ela permite o pré-registo dos dados dos condutores e dos seus veículos, para evitar cometer erros e perder tempo num preenchimento demorado.

Com a app é possível usar as funcionalidades do smartphone, seja a geolocalização, ou a câmara fotográfica e de vídeo, para documentar devidamente o sinistro.

Como o processo de comunicação do sinistro às seguradoras é feito automaticamente via eletrónica, evitam-se deslocações e entregas em papel.