IRS

Prazos de reembolso do IRS 2022

Legalmente, até 31 de julho de 2023, todos os reembolsos de IRS terão que ser entregues.

IRS

Prazos de reembolso do IRS 2022

Legalmente, até 31 de julho de 2023, todos os reembolsos de IRS terão que ser entregues.

Os reembolsos de IRS em 2023 estão a ser mais lentos do que o verificado nos últimos anos. De todo o modo, legalmente, até 31 de julho de 2023, todos os reembolsos de IRS terão que ser entregues.

Prazo legal e previsão de reembolso

Em 2023, o Governo está a falhar no objetivo divulgado nos anos mais recentes: cerca de 20 dias para as declarações manuais e de 12 dias para o IRS automático. Nos últimos tempos, o reembolso tem acontecido num prazo inferior a 1 mês. Em 2023, o que se passa é que desde a validação da declaração (estado "declaração certa") até ao processamento e pagamento, o número de dias que decorre tem sido maior para muitos contribuintes. A declaração permanece no estado "declaração certa" mais dias que o habitual. Pela lei, os prazos de reembolso do IRS mantêm-se, ou seja, 31 de julho, conforme previsto no artigo 77.º do Código do IRS. Este prazo legal liquidação, por parte do Estado, só é aplicável aos contribuintes que tenham feito a respetiva entrega, também, dentro do prazo legal (até 30 de junho). No entanto, é preciso, igualmente, que não existam divergências na declaração de IRS, ou seja, que a mesma tenha sido validada pela AT sem qualquer problema.

Prazo de reembolso na entrega com atraso ou não entrega da declaração de IRS

O Código do IRS prevê, para os casos de não entrega ou entrega com atraso da declaração, que a liquidação de IRS pelo Estado se processe do seguinte modo:
  • tendo sido apresentada declaração até 30 dias após o termo do prazo legal, a liquidação tem por objeto o rendimento coletável determinado com base nos elementos declarados;
  • não tendo sido apresentada declaração, a liquidação tem por base os elementos de que a Autoridade Tributária e Aduaneira disponha, tendo como data limite, 30 de novembro.
Quando não seja apresentada declaração, o titular dos rendimentos é notificado por carta registada para cumprir a obrigação em falta no prazo de 30 dias. Findo esse prazo, a liquidação é efetuada. Não sendo apresentada a declaração, não há deduções relacionadas com despesas gerais e familiares, saúde, educação, etc. O Estado ignora também o mínimo de existência (aquele abaixo do qual não se paga IRS). Na verdade, o Estado unicamente vai "descontar" o valor do imposto já pago por conta da retenção na fonte.

Prazos de entrega da Declaração de IRS em 2023

Em 2023, o prazo de entrega da declaração de IRS decorre entre 1 de abril a 30 de junho. 

A informação que consta no artigo não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos que suportem a matéria em causa.

Partilhe este artigo
Tem dúvidas sobre o assunto deste artigo?

No Fórum Finanças Pessoais irá encontrar uma grande comunidade que discute temas ligados à Poupança e Investimentos.
Visite o fórum e coloque a sua questão. A sua pergunta pode ajudar outras pessoas.

Ir para o Fórum Finanças Pessoais
Deixe o seu comentário

Indique o seu nome

Insira um e-mail válido

Fique a par das novidades

Receba uma seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser para receber a seleção de artigos que escolhemos para si.

Ative as notificações do browser
Obrigado pela subscrição

Queremos ajudá-lo a gerir melhor a saúde da sua carteira.

Não fique de fora

Esta seleção de artigos vai ajudá-lo a gerir melhor a sua saúde financeira.