Prazos de reembolso do IRS em 2019

Até 31 de julho de 2019 será feito o reembolso de IRS a todos os contribuintes que a ele tenham direito. Mas os prazos de reembolso do IRS dependem da data em que cada contribuinte submeteu a sua declaração online. Alguns contribuintes podem receber o reembolso 11 dias depois de entregar a declaração de IRS.

Simulador para saber o valor do seu reembolso!

Prazo legal de reembolso em 2019

Os prazos de reembolso do IRS em 2019 são iguais aos dos anos anteriores, ou seja, a data de pagamento limite é 31 de julho de 2019, conforme previsto no artigo 77.º do Código do IRS. Contudo, o fisco pretende repetir os prazos de reembolso de 2018. Se assim for, poderá ter o seu reembolso 11 dias depois de entregar a declaração de IRS.

Média de dias de reembolso em 2018

Em 2018, os prazos de reembolso do IRS rondaram os 11 dias para os contribuintes que entregaram a declaração automática de IRS, e 16 dias para os restantes contribuintes.

Os prazos de reembolso do IRS dependem do tempo que os serviços demoram a fazer o processamento das declarações e do reembolso, podendo haver atrasos caso se verifique o envio de um número elevado de declarações no mesmo intervalo de tempo.

Mas nem tudo depende das Finanças: a celeridade do reembolso do IRS depende também das instituições bancárias e da existência de divergências no IRS.

Prazos de entrega IRS em 2019

Em 2019, o prazo de entrega da declaraç​​​​​​​ão de IRS foi alargado, sendo agora de 3 meses: de 1 de abril a 30 de junho. A entrega do IRS é feita obrigatoriamente pela internet. Tem dúvidas no preenchimento da declaração? Consulte o artigo: