Quanto tempo gasta na sua rotina matinal? Um estudo do Today Show/AOL refere que as mulheres gastam 55 minutos por dia na sua aparência (duas semanas inteiras por ano), enquanto os homens 39 minutos. Estes cuidados com a aparência e com a preparação para o dia de trabalho levam a autênticas corridas contra o relógio até ao posto de trabalho.

Mesmo para as pessoas madrugadoras custa por vezes a sair da cama e a ligar os motores para o dia. Seja uma pessoa da manhã ou não, pode aproveitar as seguintes dicas para sair de casa mais rapidamente e chegar sempre ao trabalho a tempo e horas.

1. Escolher e preparar a roupa para a semana ao domingo

Selecione a roupa a usar para cada dia da semana de trabalho no domingo à noite. Em vez de passar a ferro e preparar a roupa todas as noites antes de dormir, ou logo pela manhã, opte por preparar a roupa no domingo. Ganhará minutos preciosos para dormir mais um pouco todas as noites.

2. Preparar a marmita na noite anterior

Ainda não aderiu à marmita no trabalho? Experimente preparar a marmita na noite anterior. Além de poupar tempo na hora de almoço, consegue poupar 100 euros por mês se preparar a marmita em casa, entre outras vantagens.

Veja como preparar a marmita para o trabalho.

3. Fazer uma lista de tarefas para o dia seguinte

Antes de dormir escreva uma lista das coisas a fazer no dia seguinte. Assim dormirá mais descansado e evitará esquecimentos e perdas de tempo.

4. Consultar o boletim meteorológico

Veja a previsão de tempo para escolher a roupa e preparar a deslocação. Se a previsão for de mau tempo deve sair de casa mais cedo.

5. Juntar as coisas para o dia seguinte no mesmo sítio

Quantas vezes se perde tempo à procura de alguma coisa importante? Coloque todas as coisas necessárias no mesmo sítio (chaves, carteira, telefone, almoço, lista de coisas a fazer, etc.) antes de dormir.

6. Desligar aparelhos eletrónicos

Ligar a televisão para ver notícias, ler o e-mail ou espreitar as novidades dos amigos no Facebook são hábitos que consomem muito tempo pela manhã. Desligue os seus aparelhos eletrónicos antes de dormir e ignore-os de manhã.

7. Acordar mal o despertador toca

Levante-se logo que o despertador toque a rebate. Dormir mais dez minutos vai apenas deixar o seu cérebro mais confuso e atrasar a sua preparação para o trabalho.

8. Abrir a janela

Deixe que a luz natural entre no seu lar e no seu rosto. Várias pesquisas indicam que a luz natural tem maior impacto no despertar do que a luz artificial.

9. Beber água fria

Acelere o metabolismo sem afetar a digestão com um copo (ou dois) de água fria logo ao acordar.

10. Tomar banho de água fria...

No verão pode até tomar um banho de água fria para poupar tempo, dinheiro e ainda ganhar a energia necessária para o dia rapidamente.

11. ...Ou usar o vapor da água quente na roupa

Se para si é indispensável um banho de água quente pode aproveitar o vapor da água para tirar os vincos na roupa. Poupa tempo e dinheiro com este método. Se é exigente com o aspeto da roupa pode comprar um ferro a vapor vertical, o que lhe poupa imenso tempo.

12. Ouvir música

Ouça música pela manhã por três razões: ganhar boa disposição; controlar o tempo de preparação; acelerar essa mesma preparação com música de ritmo acelerado.

13. Dormir com a roupa de treino

Não dispensa fazer exercício físico pela manhã? Poupa bastante tempo se acordar já com a roupa de treino. Este método obriga-o até a ir mais vezes ao ginásio.

14. Tomar um pequeno almoço frio

Fazer um pequeno almoço frio é saudável e económico a nível de tempo. Dê primazia às frutas, aos iogurtes e aos cereais. Pode preparar com antecedência o pequeno almoço e tomá-lo a caminho do trabalho ou no local de trabalho.

15. Usar o cabelo curto

Uma dica final para poupar tempo pela manhã para os homens: cortar o cabelo rente. O tempo que se poupa em preparação vai deixá-lo impressionado.