Porque o devemos contratar? Como responder

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social

Esta é mais uma das perguntas que surgem frequentemente nas entrevistas de recrutamento. Ao questionar porque o deve contratar, o empregador espera que lhe indique o que pode fazer pela empresa, e o que o diferencia dos demais.

Aqui ficam algumas dicas para se preparar para responder a esta pergunta:

1. Mencione as características requeridas no anúncio de emprego

Se o anúncio referia características ou capacidades tais como “pessoa dinâmica” ou “competências de liderança”, pode começar por demonstrar essas competências com exemplos de situações em que as tenha revelado.

2. O que pode oferecer à empresa?

Deve focar-se nas soluções que pode oferecer à empresa ou projeto. Seja a sua experiência no trabalho a que se está a candidatar, seja alguma capacidade, como ser orientado para os resultados, ou até o facto de ter uma boa rede de contactos que se traduza numa mais-valia para a função em questão, é importante demonstrar o que será o seu contributo.

3. Adapte-se ao recrutador

Se ao longo da entrevista o recrutador refere que procuram determinadas características, tente demonstrar que detém essas características. O melhor é apresentar exemplos de situações concretas em que demonstrou essas características ou competências.

4. O que o diferencia dos demais

Se tem uma experiência diferenciadora, que o pode destacar, aproveite esta pergunta para a dar a conhecer. Seja um estágio no estrangeiro, um trabalho com alguém que é uma referência na área em questão, um período de voluntariado numa organização internacional, são experiências que mesmo que não sejam diretamente ligadas ao lugar em causa, acrescentam interesse ao seu perfil.

5. Se não tem muita experiência

Foque-se na iniciativa, espírito empreendedor, dedicação e vontade de aprender. Por vezes a experiência não é o fator mais importante.

Sara Cardoso
Sara Cardoso
Técnica Superior de Educação Social. Licenciada em Educação Social pelo Instituto Politécnico do Porto.