Por: Sara Cardoso

Porque deixou o seu antigo emprego: como responder

Uma das respostas que um recrutador vai querer é qual foi o motivo para deixar o seu emprego anterior. Esta é uma pergunta frequente porque é importante, o motivo da sua insatisfação no seu último emprego pode revelar que a oferta em causa também não é a ideal para si.  

Qual será a melhor resposta a esta pergunta? À partida, a honesta.

Se, por exemplo, foi despedido, deve revelar a verdade, uma vez que há sempre possibilidade de o empregador tomar conhecimento dessa situação. No entanto, convém não dizer mal de pessoas nem das organizações, até por uma questão de ética profissional. Então, o que responder?

Pense no verdadeiro motivo porque saiu, no que esteve na base do conflito, e sempre que possível coloque o foco no que procura para o futuro, de forma positiva.       

Mas afinal, quais são as razões mais frequentes para estar à procura de um novo emprego?

1. Foi despedido

Se foi despedido deve optar por dizer a verdade. Caso o motivo do despedimento tenha sido reestruturação da empresa, é uma situação habitual. Se foi despedimento por sua culpa, tente não se alongar muito nas explicações, focando-se no que aprendeu e evoluiu com o processo.

2. Não havia possibilidade de evolução na carreira

Se estava numa situação sem possibilidade de evolução, é natural que procure novas ofertas. Certifique-se apenas que na função a que se candidata existe a possibilidade de progredir, ou pode perder a oportunidade.

3. Alterações na gestão da empresa

Mudanças na gestão das empresas podem significar alterações significativas ao desenvolvimento do seu trabalho. Podem também fazer com que deixe de se identificar com a cultura ou missão da empresa. Neste caso convém demonstrar que conhece e se identifica com a cultura da empresa a que se candidata.

4. Motivos pessoais

Por vezes o motivo baseia-se em situações pessoais, neste caso não deve alongar-se muito, mantendo mais uma vez o foco na oportunidade que deseja alcançar.

5. Desejo de novos desafios

Se o motivo da saída é a procura de novos desafios, não hesite em demonstrar que o desafio que procura é a vaga a que está a candidatar-se.

Em qualquer dos casos, deve enfatizar o que concretizou, o que evoluiu, o que aprendeu no seu emprego anterior, mas sobretudo como deseja aplicar a sua energia neste novo projeto.