PIB: como calcular?

PIB - Produto Interno Bruto é o valor agregado de todos os bens e serviços finais produzidos dentro do território económico de um país, independentemente da nacionalidade dos proprietários das unidades produtoras desses bens e serviços.

É a soma de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região, durante um determinado período de tempo (mês, trimestre, ano).

O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia, para análise da actividade económica de uma região.

Cálculo do PIB

PIB= C (consumo) + I (investimento) + G (gastos governamentais) + X (exportações) - M (importações)

O PIB pode ser avaliado da seguinte forma

  1. PIB nominal - representa o valor monetário total dos bens e serviços finais produzidos num país num dado ano, em que os valores são expressos em termos de preços de mercado ou preços correntes, desse mesmo ano.
  2. PIB real ou efetivo - permite mostrar quanto cresceu efetivamente a economia de um país, tendo como referência as quantidades transacionadas dos bens do ano em questão, a preços de um ano base. Nesta opção estamos a eliminar o efeito da inflação. Exemplo: Se assumirmos como ano base 2015, vamos usar as quantidades de 2016 a preços de 2015, para determinarmos quanto a economia cresceu na realidade, de um ano para o outro.

PIB per-capita é um indicador utilizado para analisar a qualidade de vida de um país.

Cálculo do PIB per capita

PIBpc=PIB/Nº habitantes

PNB ou Produto Nacional Bruto, é tudo aquilo que é produzido por nacionais de um país, não importa onde.

Cálculo do PNB

PNB=PIB-RLE (rendimentos líquidos do exterior)