Você tem a personalidade ideal para trabalhar em casa?

Trabalhar em casa é um sonho para muita gente. Não ter de enfrentar o caos do trânsito nem do ambiente de trabalho, criar o próprio horário e ritmo de trabalho, ouvir a música que se quer ouvir, construir e decorar o próprio escritório, entre outras vantagens, fazem do trabalho em casa um oásis no meio do deserto laboral.

Mas esse oásis pode não passar de uma miragem, quando o tipo de personalidade do trabalhador não é o mais indicado para o tipo de trabalho executado.

1. Autonomia

O trabalho caseiro requer muita independência, com o trabalhador a depender unicamente de si para realizar as suas tarefas.

Se recorre constantemente à ajuda dos colegas no trabalho então tem de montar um sistema virtual para conseguir trabalhar em casa.

2. Comunicação

Quem trabalha em casa tem ainda assim de se manter comunicável com a empresa, colegas ou clientes. A distância pede até melhores esforços e capacidades comunicativas por parte do trabalhador.

Abra canais de comunicação virtuais, marque reuniões ou videoconferências e faça relatórios para melhorar a comunicação com a empresa.

3. Resolução de problemas

Enquanto “lobo solitário” terá de resolver problemas na hora, sem a ajuda dos colegas.

Se você é decidido e tem atitude não encontrará grandes dificuldades no trabalho caseiro, caso contrário terá de aprender algumas técnicas de resolução de problemas e trabalhar essa capacidade.

4. Tomada de decisões

Quem tem um forte pensamento crítico tem mais facilidade para trabalhar em casa. Como as decisões caem maioritariamente no trabalhador, este tem de possuir confiança nos seus julgamentos.

Veja como tomar melhores decisões.

5. Concentração

As distrações no local de trabalho são variadas, mas em casa elas podem até ser maiores, sejam filhos, visitas, problemas que surgem, a televisão, a internet, etc. Mesmo em dias de silêncio e de serenidade, o trabalhador tem de estar sempre focado no trabalho, caso contrário chega ao final do dia com pouco ou nenhum trabalho realizado.

Quem se deixa distrair pelo computador no trabalho poderá ter muitas dificuldades para trabalhar sozinho em casa. Terá de criar um local de trabalho isolado e estabelecer um horário de trabalho, entre outras técnicas para trabalhar sozinho eficazmente.  

6. Motivação    

Sem o patrão a vigiar o trabalhador e sem colegas com quem falar, o trabalhador pode trabalhar lentamente e cair em desânimo. Só o trabalhador muito motivado conseguirá sobreviver no deserto do trabalho caseiro.

Quem não é auto motivado por natureza tem de adotar estratégias de produtividade no trabalho caseiro.