Fazer perguntas na entrevista de emprego demonstra interesse na vaga e perspicácia por parte do candidato. Quando um entrevistador permite ao entrevistado colocar perguntas, este encontra um momento ideal para brilhar. No caso das entrevistas de emprego por telefone, algumas perguntas demonstram-se mais apropriadas.

1. Como caracteriza a empresa e o ambiente de trabalho?

O candidato preparado já pesquisou sobre a empresa antes da entrevista, mas ele ainda não conhece o ambiente de trabalho da empresa onde pode vir a trabalhar, tendo legitimidade para perguntar sobre a empresa, sobretudo se esta se encontra longe do dele e obriga a grandes mudanças na sua vida.

2. Como descreveria o candidato perfeito para o lugar?

Esta pergunta permite ao candidato saber o que recrutador realmente deseja num candidato e assim construir subtilmente as respostas ao longo da entrevista com base nas informações importantes que recebeu, auto modelando-se como o candidato perfeito para o lugar.

3. Quais são os maiores desafios nesta posição?

Outra forma de se auto promover para o lugar é descobrir os problemas e os desafios da posição, mencionando e exemplificando de seguida a capacidade de resolver problemas e como poderá ser útil à empresa.

4. Pode-me falar sobre casos de sucesso de antigos trabalhadores neste cargo?

A última pessoa no cargo foi promovida? O que é necessário fazer para subir degraus na empresa? Como será a possível progressão de carreira na empresa? Tente obter pistas sobre o futuro que o pode esperar nessa empresa por intermédio desta pergunta.

5. Podemos marcar uma reunião ou um novo contacto telefónico?

Se o candidato gostar do que o ouviu sobre a empresa e achar que a empresa se enquadra no que ela deseja (e ele nela), então ele pode confessar que está muito interessado no lugar e que seria uma mais-valia para a empresa.

Ao fazer esta pergunta está a colocar a sua candidatura à frente das restantes, aumentando as hipóteses de um encontro face a face.

6. Há algo mais que gostaria que lhe respondesse?

Numa entrevista de emprego por telefone surgem dúvidas mútuas no decorrer do diálogo. Não termine a entrevista sem dar a oportunidade ao entrevistador de eliminar todas as dúvidas que possa ter relativamente a si. Esta pergunta demonstra atenção e vontade em servir, o que é essencial em muitos empregos.

Fique com mais dicas para a entrevista de emprego por telefone.