5 Perguntas a fazer aos colegas de trabalho sem medo

Existem perguntas a fazer ao chefe e perguntas a fazer aos colegas de trabalho. Falamos de perguntas certas a fazer no trabalho, a perguntar sem receios. Ora veja.

1. Podes-me ajudar nisto?

Em vez de encarar os colegas de trabalho como competição, ganha-se mais ao olhar para os colegas como uma ajuda, à qual se pode recorrer em necessidade. Não pedir uma ajuda equivale a perder tempo, a impedir o próprio crescimento, ou a entregar um trabalho mal feito.

2. Queres que te ajude nisto?

Da mesma forma, pode e deve ajudar um colega de trabalho quando este estiver a precisar. Todos ficam a ganhar com a cooperação dentro da empresa.

3. O trabalho corre bem?

Esta é uma simples pergunta que pode fazer toda a diferença para o seu colega de trabalho. Sabe sempre bem receber o interesse dos colegas, no meio de tantas obrigações e complicações.

4. Incomoda-te que faça isto?

Pode nem se aperceber de que os seus colegas não gostam de si. Basta ouvir música, manter o espaço de trabalho comum desorganizado, falar muito (ou falar alto), por exemplo, para perturbar o companheiro de trabalho. Os seus comportamentos podem perturbar os outros e estes não terem a coragem para lhe dizer. Em dúvida, pergunte se algo perturba os seus colegas.

Preste atenção às regras de trabalho em open space.

5. Queres almoçar comigo?

Não lhe custa nada perguntar aos colegas de trabalho se querem almoçar consigo. Existem até fortes razões para almoçar com os colegas de trabalho. Vai sentir-se melhor, conhecer melhor as pessoas com quem trabalha, e, quem sabe, com o tempo, fazer grandes amizades.

Já viu o que perguntar ao chefe?