Pedir Dinheiro Emprestado

Pedir dinheiro emprestado é sempre constrangedor, pelo que a melhor opção passa por pedir a familiares ou amigos, se a situação financeira atingiu mesmo o fundo. Para ajudar nesta tarefa, ficam algumas sugestões de como pedir dinheiro emprestado.

Como pedir dinheiro emprestado aos amigos

Considere pedir ao amigo mais abastado, ou ao membro mais rico da família, e vá direto ao assunto, dizendo o quanto precisa e para quê. Pode fazer uma lista com as suas dívidas e apresentar a mesma ao seu amigo para este compreender a sua situação.

Diga-lhe como e quando pretende devolver o montante, quer seja a pronto ou a prestações, e se necessário assine um contrato simples, onde reconhece a dívida e se compromete a pagá-la, para que não haja dúvidas sobre o pagamento e para que o processo se torne mais formal, já que apesar de serem amigos quanto a dinheiro há sempre desconfiança e pode ouvir um não.

Para empréstimos entre 2.500 e 25.000 euros, segundo as regras dos créditos entre particulares, é mesmo necessário assinar um contrato.

Como pedir dinheiro emprestado a bancos

Pedir dinheiro emprestado ao banco ou instituições financeiras é mais comum mas tem as desvantagens das taxas de juro, dos custos de contratualização e da dificuldade em se obter o crédito caso tenha o nome na "lista negra" do Banco de Portugal e não se apresente garantias de pagamento.

Como o banco não o conhece tão bem como um amigo, terá de fornecer muitas informações pessoais e esperar pela luz verde de um empréstimo, o que pode levar o seu tempo.

Importante é não contratar o primeiro empréstimo que lhe aparecer à frente. Atente a taxas de juros e outras informações antes de assinar um empréstimo, e pesquise na Internet as várias opções de empréstimos. Um empréstimo errado pode fazê-lo pagar muito mais do que era suposto.

Alguns sites de empresas de empréstimos podem apresentar ofertas especiais, e a solicitação pode ser até realizada e aprovada exclusivamente on-line. No entanto, tenha cuidado ao escolher o banco ou agência financeira, porque pode encontrar algum site ou empresa fictícia de empréstimos. Preste atenção às propostas que o site ou banco fazem antes de concluir qualquer negócio.