5 Medidas financeiras que tem de tomar antes do divórcio

Estes são os passos que deve dar antes de decidir iniciar o processo de divórcio. Há vários cuidados a ter em conta, mesmo que o divórcio seja amigável. Projeta a sua segurança financeira se equaciona divorciar-se. Estes são os cuidados que deve ter antes do divórcio:

1. Reunir toda a documentação relevante

Comece um dossier com todos os documentos importantes para o divórcio: contas bancárias, registos de propriedade, seguros e investimentos em casal. Mantenha-o por perto, ser-lhe-á útil. Verifique regularmente os movimentos de contas conjuntas, para ter a certeza que não há movimentos estranhos ou demasiado avultados.

2. Criar um fundo para os custos do divórcio

O divórcio tem sempre custos, o preço do divórcio em Portugal não é pequeno. Especialmente se for um divórcio litigioso, é aconselhável abrir depósito a prazo para responder custos do divórcio (com advogados e despesas do processo) e para render algum dinheiro enquanto este não se concretiza. Comece a encaminhar automaticamente uma porção do seu vencimento para esta conta a prazo.

3. Reorganizar os cartões de crédito

Deve-se pedir o cancelamento dos cartões de crédito, das contas conjuntas e de outros produtos financeiros conjuntos. Caso não tenha acesso à conta do casal, peça um cartão de crédito em seu nome. Consulte também o historial de crédito e de cartões do casal, para garantir que não existe uso indevido do dinheiro comum.

4. Fazer um inventário dos bens

Faça um inventário com os bens comuns ou, caso não se tenha casado sob o regime de comunhão geral de bens, dos bens que eram seus antes do casamento. Assim vai ser mais fácil determinar que bens ficam com que indivíduo, depois do divórcio.

5. Refazer o seu testamento

Lembre-se também de alterar ou fazer o seu testamento, para que o cônjuge não fique com o grosso do seu dinheiro. Mas lembre-se, até que o divórcio seja legal, o seu cônjuge fica sempre protegido pela lei, como herdeiro legitimário. Saiba mais sobre a partilha de bens.

Lembre-se de todos estes passos, de modo a não tornar o processo de divórcio ainda mais penoso.